Bolsonaro tira máscara para anunciar resultado e põe jornalistas em risco
Presidente testou positivo para covid-19 e em seu discurso reforçou seu negacionismo quanto à pandemia e ainda fez propaganda da hidroxicloroquina
Diagnosticado com a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tirou a máscara enquanto anunciava resultado positivo para a covid-19 em coletiva de imprensa. Com a atitude, Bolsonaro colocou jornalistas e outras pessoas presentes em risco.
Lembrando que a máscara é fundamental para evitar a disseminação do novo coronavírus pelo ar e, assim, ajudar a impedir o avanço da pandemia.
Desde o começo, Bolsonaro tem se colocado como um verdadeiro negacionista. Ele se recusa a incentivar o isolamento social, recusa-se a usar a máscara em público e ainda faz propaganda da hidroxicloroquina, um remédio sem eficácia comprovada cientificamente no combate à covid-19.
Durante a entrevista, inclusive, Bolsonaro afirmou que já está fazendo uso do medicamento, junto com azitromicina, e que já se sente melhor.
“Eu tomei no dia de ontem às 17h o primeiro comprimido. Todo aquele composto foi ministrado. Confesso que, eu como acordo muito durante a noite, é normal, depois da meia-noite eu consegui sentir alguma melhora. Às 5h da manhã tomei a segunda dose da cloroquina e confesso a vocês que estou perfeitamente bem”, disse o presidente.
O momento em que Bolsonaro retira a máscara para falar com jornalistas foi bastante criticado nas redes sociais, apesar de ele ter mantido um distanciamento dos profissionais da imprensa no momento da retirada. Confira:
https://twitter.com/MariaEd57377830/status/1280542592132886530
https://twitter.com/waldenorpereira/status/1280538665035485189
Aglomerado e sem máscara
Horas antes de apresentar sintomas de covid-19, Bolsonaro se reuniu com apoiadores na porta do Palácio da Alvorada. Ele estava utilizando máscara de proteção, mas desrespeitou regras de distanciamento social.
Nno último sábado, 4, o presidente participou de um evento em comemoração ao dia da Independência dos Estados Unidos (EUA) em que não utilizou máscara e deu abraços em várias pessoas e realizou brindes com os presentes. Até na live do presidente de quatro dias atrás tinha aglomeração, com sete pessoas sentadas juntas ao redor de uma mesa.
O Presidente da República colocou a vida de pessoas em risco devido ao seu comportamento. Veja mais aqui.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto