Eleições 2018: qual o curso superior dos candidatos à Presidência
Saber o curso superior dos candidatos à presidência, sua área de estudo e especialização, é um ponto relevante na hora de decidir o voto
Vocês sabia que 19 dos 40 presidentes que o Brasil já teve são graduados em direito? E qual será a formação do próximo eleito? A trajetória e experiência política do candidato, obviamente, são aspectos importantíssimos para conhecer o perfil do futuro presidente. Além disso, saber o curso superior dos candidatos à Presidência, sua área de estudo e especialização, também é um ponto relevante na hora de decidir o voto.
De acordo com a lei, não é exigido ter faculdade para se tornar presidente da República. De qualquer forma, nas Eleições 2018, praticamente todos os presidenciáveis apresentam ensino superior no currículo. Descubra um pouco da vida acadêmica de cada um deles.
Confira o curso superior dos candidatos à Presidência:
Alvaro Dias (Podemos)
O senador, de 73 anos, é licenciado em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFILO) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Em 2007, recebeu o diploma de doutor honoris causa em administração governamental pela Southern States University, na Califórnia (EUA).
Cabo Daciolo (Patriota)
Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo, 42 anos, é deputado federal pelo Rio de Janeiro, pastor evangélico e bombeiro. Ele se formou em turismo, mas nunca exerceu a profissão.
Ciro Gomes (PDT)
Com 60 anos e atual vice-presidente de seu partido, Ciro passou em primeiro lugar no vestibular e se formou em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Atuou como professor universitário antes de ingressar na vida pública.
Eymael (DC)
José Maria Eymael, de 79 anos, se graduou em duas faculdades: filosofia e direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ao se formar em direito, recebeu um prêmio por ter sido o primeiro colocado em sua turma, ao longo dos cinco anos do curso. Ele também possui especialização em direito tributário.
Fernando Haddad (PT)
O ex-prefeito de São Paulo, de 55 anos, é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), onde se especializou em direito civil. Ele também concluiu mestrado em economia e doutorado em filosofia. Atuou como professor de Teoria Política Contemporânea também, na USP.
Geraldo Alckmin (PSDB)
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, de 65 anos, é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) e é pós-graduado em anestesiologia. O político foi governador de São Paulo por quatro mandatos.
Guilherme Boulos (PSOL)
Candidato mais novo a concorrer para presidente, com 36 anos, Boulos se formou em filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Depois, fez mestrado em psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP. É um dos principais líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
Henrique Meirelles (MDB)
Ex-ministro da Fazenda do governo Temer, Meirelles tem 72 anos e é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, além de MBA em administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Meirelles também cursou Advanced Management Program (AMP), em Harvard.
Jair Bolsonaro (PSL)
O candidato, de 63 anos, atua como deputado federal no Rio de Janeiro desde 1991. Antes disso, concluiu o curso de formação de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), e o curso de paraquedismo militar na Brigada Paraquedista. Depois, se formou em educação física na Escola de Educação Física do Exército.
João Amoêdo (Novo)
O banqueiro de 55 anos fez, ao mesmo tempo, dois cursos: engenharia civil na UFRJ e administração de empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em ambas com 22 anos.
João Goulart Filho (PPL)
Filho do ex-presidente João Goulart e ex-deputado estadual, o candidato de 61 anos chegou a cursar filosofia na PUC-RS. Atua como poeta e escritor.
Marina Silva (Rede)
Ex-senadora e deputada estadual do Acre, Marina, com 60 anos, foi analfabeta até os 16. Depois, se formou em história na Universidade Federal do Acre (UFAC) e fez duas pós-graduações: teoria psicanalítica, na Universidade de Brasília (UnB), e psicopedagogia, na Universidade Católica de Brasília.
Vera Lúcia (PSTU)
Militante do movimento sindicalista, Vera é formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ao longo da vida, trabalhou como garçonete, faxineira e até datilógrafa.