Índia decreta maior confinamento da história contra coronavírus
Para evitar a disseminação do covid-19, indianos são proibidos de saírem nas ruas
A Índia, segundo país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, terá o maior confinamento da história. O primeiro-ministro Narendra Modi ordenou que todos fiquem em casa a princípio por 21 dias, que podem ser prorrogados.
A medida foi decretada com o intuito de conter a disseminação do coronavírus no país. “Haverá uma proibição total de sair de suas casas. Todos os distritos, todas as ruas, todas as vilas vão entrar em confinamento” disse ele num discurso exibido na televisão.
A medida passa a valer a partir de meia-noite do dia 25 e é válida para todos sem exceção. Até mesmo para profissionais de saúde ou quem precisar comprar alimentos. Foi dito que entidades e o governo ajudarão quem precisar, mas não foi dito em detalhes como isso será feito. Também não foi mencionado sobre os moradores de rua. Que segundo dados de 2011 são cerca de 1,77 milhão de pessoas nessa condição.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
Medidas preventivas já haviam sido tomadas. Os comércios e escolas estavam fechados, voos e viagens de trens proibidas, mas as pessoas podiam e estavam saindo de casa, até o anúncio de hoje. Também serão feitos novos investimentos no sistema de saúde a partir de um fundo de US$ 2 bilhões (R$ 10,15 bilhões).
Foram confirmados 519 casos até o momento e 10 mortes, de acordo com dados da Universidade John Hopkins, dos Estados Unidos. Porém o temor é de que esses números cresçam rapidamente e o país some 1 milhão de pessoas infectadas até maio. “A única maneira de nos salvarmos do coronavírus é se não deixarmos nossas casas, aconteça o que acontecer, ficaremos em casa“, disse taxativo o primeiro ministro.
Addressing the nation on battling the COVID-19 menace. #IndiaFightsCorona https://t.co/jKyFMOQO5a
— Narendra Modi (@narendramodi) March 24, 2020
Com o início da quarentena em toda a Índia, que tem 1,33 bilhão de habitantes, o número de pessoas confinadas em todo o mundo por causa da pandemia passou a 2,3 bilhões, ou um terço da população mundial, segundo levantamento da agência AFP.
Até o momento, o Brasil apontou 1891 pacientes com diagnóstico positivo para o covid-19 e 34 mortes. A Índia, com uma população seis vezes maior que a nossa, registrou apenas 1/3 dos casos em comparação com nossos números. Mesmo assim, o país já tomou essa medida drástica a fim de evitar a disseminação do vírus.
Infelizmente nossos números estão subindo rapidamente. No Rio de Janeiro, por exemplo, o aumento de infectados subiu 60% em 24 horas. Ainda assim, nenhuma medida semelhante foi feita por aqui. Escolas e alguns comércios foram fechados, mas supermercados, farmácias e os aeroportos continuam funcionando. Muitas pessoas continuam nas ruas e alguns até debocham da pandemia.
- Quais os cuidados para prevenir o novo coronavírus
- Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus
- Coronavírus: saiba o que a OMS diz sobre o uso de máscaras
- Como se proteger no ambiente de trabalho
- Quais os sintomas e tudo o que se sabe até agora sobre o coronavírus
- SUS lança app para fazer triagem virtual
- Coronavírus: como se proteger no transporte público
- Aplicativo avisa se você passou por alguém com coronavírus
- Entenda a diferença entre quarentena e isolamento
Coronavírus
O covid-19 foi descoberto em dezembro de 2019, quando apareceram os primeiros casos na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. No início, muitos dos pacientes infectados tinham alguma ligação com um grande mercado de frutos do mar e animais vivos da cidade chinesa. Mais tarde, um número crescente de pacientes que não tiveram exposição a mercados de animais também foram diagnosticados, indicando a disseminação de pessoa para pessoa. O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.
Coronavírus no Brasil
Nesta terça-feira, 24 os números de casos confirmados do novo coronavírus apontam 1891 pacientes com diagnóstico positivo para o covid-19 e 34 mortes. O maior número de casos ainda se concentra no Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro Espírito Santos e Minas Gerais. Em seguida, vem a região Sul. Também há casos no DF, Pernambuco e Alagoas.
Sintomas do novo coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
- Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
- Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Manter o ambiente ventilado;
- Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.
Acompanhe a página especial do BBB20 na Catraca Livre e fique por dentro de tudo que rola na casa mais vigiada do Brasil!