CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Plataforma reúne projetos que buscam conter impactos da pandemia

O Segura a Onda mostra exemplos de solidariedade em meio à crise do novo coronavírus

Por: Redação
Crédito: DivulgaçãoVeja como participar da plataforma

Em momentos de crise, como o da pandemia do novo coronavírus, a solidariedade e a criatividade aparecem como resposta por meio de iniciativas para combater os possíveis impactos à população. Com o objetivo de reunir, divulgar e multiplicar essas iniciativas, um grupo de voluntários criou a plataforma Segura a Onda.

A iniciativa teve origem na Espanha com a plataforma Frena la curva. Com o sucesso, ela foi replicada em outros países além do Brasil como Colômbia, México, Costa Rica, França, Equador e Uruguai. O grupo entende que, em momentos de crise, a responsabilidade cidadã apresenta-se como alternativa para resolução de problemas complexos.



Segundo o cientista social e pesquisador Luis Eduardo Tavares, um dos criadores da plataforma, nos primeiros dias de quarentena percebeu que, diante de um acontecimento de profundos efeitos sociais, precisávamos de ações coletivas.

“Podemos ter em vista que a força cooperativa de todas essas redes de solidariedade que se auto-organizam na sociedade civil signifiquem valiosas lições civilizatórias tiradas dessa catástrofe e que fortaleçam a consciência e importância dos bens comuns”, disse Tavares.

A plataforma funciona como um guia, no qual qualquer um pode adicionar iniciativas ou ações de sua cidade ou bairro dentro dos seguintes temas: fontes confiáveis, informação confiável, cuidados, quarentena, educação, cultura, trabalho e renda, redes de consumo, ciência aberta, populações ameaçadas, redes de solidariedade, gênero, e moradia e aluguel.

Para participar, o usuário deve se registrar no site e seguir o manual de uso. Existe uma equipe de moderadores voluntários que está acompanhando todas as postagens e fazendo a curadoria do conteúdo. Caso você queira ser um moderador, envie uma mensagem para: contato@seguraaonda.com.br.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.