CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Vencedores do Prêmio Cidadão SP: pessoas que fazem uma cidade melhor

Homenagem será realizada no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) em 25 de janeiro, aniversário da cidade

Por: Redação
Paulo Borges; Saron; Hécules Gomes; Renata Levy; Eduardo Mufarej;Acácio Alves ( representando Instituto da Visão)

O Prêmio Cidadão SP, mais importante reconhecimento a quem faz a diferença na capital paulista, com repercussão em todo o país, já tem seus homenageados. E, neste ano, os holofotes vão para seis pessoas ou instituições.
O prêmio foi criado para mostrar as pessoas que ajudam a fazer a cidade um espaço mais acolhedor, criativo e democrático.
Promovido pelo ReciproCidade, o projeto é conduzido pelo jornalista Gilberto Dimenstein, fundador da Catraca Livre.
Neste ano, conta com a parceria da Tegra Incorporadora.

O evento que celebrará os contemplados será realizado no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), no aniversário de 466 anos da capital paulista, em 25 de janeiro. Uma das mais importantes instituições culturais do país, cravada no simbólico Parque Ibirapuera, ela concentra obras dos principais modernistas do Brasil.

O prêmio já homenageou expoentes como o maestro João Carlos Martins; Danilo Miranda, diretor do Sesc-SP; o jornalista Jairo Marques, da Folha de S.Paulo; e os empreendedores sociais Antonio Nóbrega, do Instituto Brincante, Marcelo Rosenbaum, do A Gente Transforma, e Roberto Kikawa, do Projeto Cies. Instituições como a plataforma de mídia e notícias Quebrando o Tabu e a agência Africa também foram contempladas.

Cidadão SP: premiações

Grande homenageado: Eduardo Saron

Eduardo Saron - Prêmio Cidadão SP
Crédito: Jessica Senra/DivulgaçãoEduardo Saron, gestor cultural há 18 anos e dirigente do Itaú Cultural, é homenageado no Prêmio Cidadão SP

O mestre em administração é diretor-superintendente do Itaú Cultural. Crítico da espetacularização da cultura, Eduardo Saron trabalhou para trazer a participação do público, o fomento das artes e a formação de artistas.

Sob seus cuidados, foram realizadas algumas das mais importantes manifestações artístico-culturais da cidade. Entre elas, estão a Ocupação Vladimir Herzog e a exposição “Franz Weissmann: o vazio como forma”. Saiba mais sobre o trabalho dele. 

Cidadania: Eduardo Mufarej

Cidadão SP 2019
Crédito: DivulgaçãoO administrador de empresas Eduardo Mufarej, fundador do RenovaBR

Com experiência no mercado financeiro e na área de educação, o administrador de empresas fundou o RenovaBR em 2017. A iniciativa seleciona e capacita lideranças para ingressarem na política brasileira.

Em seu primeiro ano de funcionamento, o programa preparou 117 candidatos, dos quais 17 foram eleitos. Atualmente, o RenovaBR treina e capacita mais de 1.400 lideranças de todo o país. Eduardo Mufarej é também fundador da GK Ventures, que apoia iniciativas que ajudem a solucionar grandes problemas brasileiros. Saiba mais sobre o trabalho dele. 

Ciência: Renata Bertazzi Levy

Cidadão SP 2019
Crédito: DivulgaçãoA professora Renata Bertazzi Levy, considerada uma das pesquisadoras mais influentes do mundo

A professora da USP foi reconhecida, neste ano, como uma das pesquisadoras mais influentes do mundo. O levantamento foi realizado pelo instituto britânico Clarivate Analytics e relaciona 6.216 pessoas de 21 áreas do conhecimento.

Doutora em saúde pública, Renata Bertazzi Levy estuda o impacto social e de saúde do consumo de comidas ultraprocessadas, como salgadinhos e refrigerantes. Com um time de especialistas, desenvolveu um conceito de classificação de alimentos com base no grau e no propósito de seu processamento. Conheça mais sobre o trabalho dela. 

Cultura: Hercules Gomes

Prêmio Cidadão SP - Hercules Gomes
Crédito: Paulo Raport/DivulgaçãoO pianista Hercules Gomes acumula apresentações no Brasil e no exterior

O pianista e compositor é um dos principais nomes brasileiros em festivais de música no país e no exterior. Entre os projetos que contaram com sua participação estão o Goma-Laca – Afrobrasilidades, que resgatou músicas do candomblé, do jongo, do maracatu e da capoeira dos anos 1920 a 1950.

No ano passado, Hercules Gomes lançou No Tempo da Chiquinha, uma coletânea de 13 músicas da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga. Neste ano, chega com Tia Amelia para Sempre, disponível também nas plataformas de streaming. Conheça mais sobre o trabalho dele. 

Economia criativa: Paulo Borges

Cidadão São Paulo 2019
Crédito: Divulgação/Massimo FailuttiO idealizador do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges

O idealizador e diretor criativo do maior evento de moda da América Latina leva inovação ao São Paulo Fashion Week. Pioneiro, transmitiu os desfiles ao vivo em 2001, teve modelo trans, fez compensação de carbono em 2016 e falou de consumo consciente.

Paulo Borges também divide suas experiências no SPFWDay, que leva o know-how do SPFW para pequenos negócios de moda de todo o Brasil. A proposta é compartilhar conhecimento e estimular que essas empresas invistam em identidade, originalidade e inovação. Saiba mais sobre o trabalho dele. 

Saúde: Ipepo – Instituto da Visão

Prêmio Cidadão SP 2019
Crédito: DivulgaçãoInstituto da Visão, que recebeu maior prêmio mundial de oftalmologia

Com seu conselho de administração presidido pelo médico Acácio Alves Filho, a ONG fundada em 1990 recebeu neste ano o Prêmio António Champalimaud de Visão 2019, considerado o maior do mundo em oftalmologia. O motivo: reunir médicos voluntários que atuam em campanhas comunitárias, mutirões e atendimentos de rotina nas periferias paulistanas e em expedições na Amazônia.

Nos últimos cinco anos, o Ipepo, como o Instituto da Visão é conhecido, fez mais de 2 milhões de consultas e 100 mil cirurgias oculares gratuitas no país. Também realizou projetos didáticos para apoiar o ensino, a pesquisa e a assistência oftalmológica. Conheça mais sobre o trabalho do instituto.

1
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
2
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
3
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
4
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
5
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
6
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
7
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …
8
3 países que mostraram que é possível conter o coronavírus
Nova Zelândia, Alemanha e Taiwan. O que esses três locais têm em comum? Eles mostraram para o mundo que ações rápidas …