Eleições 2018: qual o curso superior dos candidatos à Presidência

Saber o curso superior dos candidatos à presidência, sua área de estudo e especialização, é um ponto relevante na hora de decidir o voto

Por: Redação | Comunicar erro

Vocês sabia que 19 dos 40 presidentes que o Brasil já teve são graduados em direito? E qual  será a formação do próximo eleito? A trajetória e experiência política do candidato, obviamente, são aspectos importantíssimos para conhecer o perfil do futuro presidente. Além disso, saber o curso superior dos candidatos à Presidência, sua área de estudo e especialização, também é um ponto relevante na hora de decidir o voto.

De acordo com a lei, não é exigido ter faculdade para se tornar presidente da República. De qualquer forma, nas Eleições 2018, praticamente todos os presidenciáveis apresentam ensino superior no currículo. Descubra um pouco da vida acadêmica de cada um deles.

Confira o curso superior dos candidatos à Presidência:

Alvaro Dias (Podemos)

Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil Senador Alvaro Dias se formou no Paraná

O senador, de 73 anos, é licenciado em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras  (FAFILO) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Em 2007, recebeu  o diploma de doutor honoris causa em administração governamental pela Southern States University, na Califórnia (EUA).

Cabo Daciolo (Patriota)

Crédito: Kelly Fuzaro/BandDaciolo nunca exerceu a profissão da faculdade que realizou

Benevenuto Daciolo Fonseca dos Santos, o Cabo Daciolo, 42 anos, é deputado federal pelo Rio de Janeiro, pastor evangélico e bombeiro. Ele se formou em turismo, mas nunca exerceu a profissão.

Ciro Gomes (PDT)

Crédito: José Cruz/Agência Brasil Ciro Gomes estudou no Ceará

Com 60 anos e atual vice-presidente de seu partido, Ciro passou em primeiro lugar no vestibular e se formou em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Atuou como professor universitário antes de ingressar na vida pública.

Eymael (DC)

Crédito: Marcello Casal jr/Agência BrasilEymael tem suas graduações

José Maria Eymael, de 79 anos, se graduou em duas faculdades: filosofia e direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ao se formar em direito, recebeu um prêmio por ter sido o primeiro colocado em sua turma, ao longo dos cinco anos do curso. Ele também  possui especialização em direito tributário.

Fernando Haddad (PT)

Crédito: José Cruz/Agência BrasilHaddad cursou mestrado na USP

O ex-prefeito de São Paulo, de 55 anos, é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP), onde se especializou em direito civil. Ele também concluiu mestrado em economia e doutorado em filosofia. Atuou como professor de Teoria Política Contemporânea também, na USP.

Geraldo Alckmin (PSDB)

Crédito: Valter Campanato/Agência Brasil Geraldo Alckmin foi governador de São Paulo

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, de 65 anos, é formado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) e é pós-graduado em anestesiologia. O político foi governador de São Paulo por quatro mandatos.

Guilherme Boulos (PSOL)

Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil Boulos se formou na USP

Candidato mais novo a concorrer para presidente, com 36 anos, Boulos se formou em filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP). Depois, fez mestrado em psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP. É um dos principais líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

Henrique Meirelles (MDB)

Crédito: José Cruz/Agência BrasilMeirelles chegou a estudar em Harvard

Ex-ministro da Fazenda do governo Temer, Meirelles tem 72 anos e é formado em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP, além de MBA em administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Meirelles também cursou Advanced Management Program (AMP), em Harvard.

Jair Bolsonaro (PSL)

Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilBolsonaro trilhou carreira militar

O candidato, de 63 anos, atua como deputado federal no Rio de Janeiro desde 1991. Antes disso, concluiu o curso de formação de oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), e o curso de paraquedismo militar na Brigada Paraquedista. Depois, se formou em educação física na Escola de Educação Física do Exército.

João Amoêdo (Novo)

Crédito: Marcello Casal jr/Agência BrasilAmoêdo fez duas faculdades simultaneamente

O banqueiro de 55 anos fez, ao mesmo tempo, dois cursos: engenharia civil na UFRJ e administração de empresas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduou-se em ambas com 22 anos.

João Goulart Filho (PPL)

Crédito: Marcelo Camargo/Agência BrasilJoão Goulart Filho estudou no Rio Grande do Sul

Filho do ex-presidente João Goulart e ex-deputado estadual, o candidato de 61 anos chegou a cursar filosofia na PUC-RS. Atua como poeta e escritor.

Marina Silva (Rede)

Crédito: Marcello Casal jr/Agência Brasil Marina foi analfabeta até os 16 anos

Ex-senadora e deputada estadual do Acre, Marina, com 60 anos, foi analfabeta até os 16. Depois, se formou em história na Universidade Federal do Acre (UFAC) e fez duas pós-graduações: teoria psicanalítica, na Universidade de Brasília (UnB), e psicopedagogia, na Universidade Católica de Brasília.

Vera Lúcia (PSTU)

Crédito: Marcello Casal jr/Agência BrasilVera estudou no Sergipe

Militante do movimento sindicalista, Vera é formada em ciências sociais pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ao longo da vida, trabalhou como garçonete, faxineira e até datilógrafa.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

Compartilhe: