MPF investigará Silvio Santos por pergunta sobre sexo a criança

“O que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro?”, perguntou o apresentador a menina

Por: Redação
Ouça este conteúdo

O MPF (Ministério Público Federal) de São Paulo abriu um inquérito na última quarta-feira, 23, para investigar o apresentador e dono do SBT, Silvio Santos.

A investigação acontecerá porque ele fez uma pergunta de cunho sexual a uma criança de 5 anos, durante seu programa ao vivo lá em 2016. O episódio ganhou nova repercussão ano passado quando o influenciador digital, Felipe Neto, publicou o vídeo para criticar o apresentador.

MPF investigará Silvio Santos por pergunta sobre sexo a criança
Crédito: Reprodução/InstagramMPF investigará Silvio Santos por pergunta sobre sexo a criança

O inquérito

De acordo com a coluna de Lauro Jardim no O Globo, o inquérito foi aberto na Procuradoria Regional em São Paulo. A denúncia feita contra Silvio diz que “a criança e o adolescente têm direito ao respeito e à dignidade como pessoas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, direito ao respeito que compreende a inviolabilidade da integridade psíquica, abrangendo preservação da imagem”.

O questionamento de Silvio à criança aconteceu durante os tradicionais jogos que fazem parte do seu programa de domingo. Na ocasião ele perguntou a garota o seguinte:  “O que que você acha melhor, sexo, poder ou dinheiro?”. Nas imagens, dá pra ver que a mãe da criança e outros participantes do programa, ficaram extremamente constrangidos com o direcionamento da pergunta a menina.

Segundo o MPF, após notificação, o SBT disse que a mãe da garota chegou a mover uma ação contra a emissora “em defesa dos interesses individuais e personalíssimos” e afirmou que “não ocorreu nenhum tipo de solapamento difuso dos direitos imanentes às crianças”.

Felipe Neto expôs Silvio Santos

O youtuber Felipe Neto já havia chamado este caso à tona em outubro de 2019, quando publicou em sua conta do Twitter a seguinte provocação: “Crivella, Malafaia, deputados do PSL, Família Bolsonaro, psicóloga que falou que sou má influência. Silêncio…”, essa publicação de Felipe Neto faz uma clara menção à falta de reação de figuras públicas conservadores.

Felipe Neto já havia mencionado Silvio Santos em outro post em que também cobrava posicionamento de políticos da direita. A publicação mostrava um quadro do SBT em que meninas de maiô tinham seus atributos físicos julgados pela plateia e pelos jurados convidados.

“Sobre menininhas crianças sendo julgadas por seus corpos no programa Silvio Santos, vejam quantos posts foram feitos: Deputados do PSL: 0. Malafaia: 0. Feliciano: 0. Nando Moura: 0. Crivella: 0. Não era a sexualização de crianças que incomodava eles? Mentirosos”, escreveu Felipe Neto na época.

Compartilhe: