EM ALTA

Rita Lobo critica troca de arroz por macarrão e faz melhor sugestão

"Arroz com feijão não é questão de gosto, mas de cultura, história... É um patrimônio que deve ser cuidado", disse a chef

Por: Redação

A fundadora do site Panelinha, a chef e apresentadora Rita Lobo usou seu perfil no Twitter, nesta terça-feira, 15, para criticar uma reportagem do jornal Extra sugerindo que as pessoas troquem o arroz por macarrão, já que o grão está muito caro.

Rita Lobo
Crédito: Reprodução/InstagramRita Lobo critica troca de arroz por macarrão e faz melhor sugestão

“Não dá para mandar a população substituir o arroz com feijão! Fora que, quando o assunto é alimentação, a ideia de substituir já denuncia um problema. Alimentação saudável pressupõe variação!”, escreveu Rita Lobo

Como substituir o arroz? Veja opções que te ajudam a economizar

Rita Lobo ainda acrescentou: “Arroz e feijão, juntos, como base da nossa alimentação, são o resultado do processo evolutivo-histórico: é a comida que deu certo!”.

Seguidores de Rita foram ao seu perfil falar sobre a troca do arroz pelo macarrão e defendê-la, mas a criadora do site Panelinha não deu o braço a torcer.  “Ritinha amada, aprendi com você que substituições são bem vindas! Não tem arroz, faça um com couve flor ou mesmo um macarrão, que vai muito bem!”, afirmou uma internauta.

“‘Amada’, couve-flor é uma hortaliça; arroz, um cereal. O certo é somar, não ‘substituir’. Não é possível que você não entenda o significado do brasileiro não poder comprar alimentos que fazem parte da cesta básica. Cadê a compaixão?”, rebateu Rita Lobo.

Quando um seguidor sugeriu comer macarrão no lugar do arroz, Rita Lobo foi taxativa e explicou: “Sua família imigrou pra outro país, talvez por necessidade, como a minha, mas fez questão de manter alguns hábitos alimentares. Por que o brasileiro não tem esse direito? Arroz com feijão não é questão de gosto, mas de cultura, história… É um patrimônio que deve ser cuidado”.

Enquanto o preço do arroz não cai nos supermercados, Rita recomenda aproveitar ao máximo o ingrediente, inclusive as sobras. Quando for trocar, o macarrão não seria a melhor opção. Para ela, quando se fala em troca, o ideal é que ela seja feita por outros cereais.