Como fazer um mac and cheese vegano em 20 minutos

Criamos uma versão sem queijo do tradicional macarrão norte-americano; veja como fazer

Por: Le Julet Veg

Quando fizemos esta receita de mac and cheese vegano pela primeira vez, nossa intenção inicial não foi reproduzir o famoso prato norte-americano. Pensamos apenas em fazer uma macarronada de domingo nutricionalmente completa, adicionando uma fonte de proteína e demais nutrientes ao prato através do molho.

Porém, quando comemos, nos surpreendemos e logo nos apaixonamos. A qualidade, o sabor e a textura desse molho são incríveis. Faça e entre num caminho sem volta, porque não tem como você comer esse prato apenas uma vez!

Mac and cheese vegano

Rendimento: 5 porções

Tempo de manuseio: 10 minutos

Tempo de cozimento: 10 minutos

Tempo total: 20 minutos

Mac and cheese vegano
Mac and cheese vegano

Ingredientes

  • 5 litros de água
  • 500g de macarrão (verifique que k seu macarrão não contém ovos na massa)
  • Pitada de sal
  • 2 abobrinhas médias picadas em cubos
  • 250 gramas de tremoço bem cozido ou em conserva
  • 250 ml de água (quantidade variável, use até deixar o molho na consistência de sua preferência)
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho
  • Sumo de um limão
  • 3 colheres de sopa de levedura nutricional
  • 1 colher de chá de sal
  • Pimenta do reino a gosto

Opcional: 2 colher de sopa de mostarda (o sabor do seu molho puxará mais para uma maionese).

Modo de preparo:

1.Numa panela, acrescente 5 litros de água e espere ferver. Quando ferver, acrescente o sal (acrescentar o sal antes faz com que a água demore mais para ferver). Totalmente desnecessário acrescentar óleo.

2. Quando a água ferver, cozinhe o macarrão durante um pouco menos do tempo descrito na embalagem (cerca de dois minutos a menos, deixe ele ao dente). Mexa de vez em quando para a massa não grudar.

3. Num processador  ou liquidificador, acrescente os demais ingredientes (a água, o tremoço, o azeite, o limão, o sal, a levedura nutricional e a mostarda se você decidir usar). Bata por cerca de 2 minutos, até você obter um creme bem homogêneo.

4. Obs: se você utilizar tremoço cru, demolhe ele por um dia e cozinhe na pressão por, no mínimo, 30 minutos. Se utilizar o tremoço em conserva, escorra a conserva a lave bem os grãos.

5. Quando o macarrão tiver pronto e ao dente, escorra a água, volte o macarrão para a panela, acrescente a abobrinha picada e despeje o molho. Mexa tudo por 2 minutos até incorporar o molho na massa e a abobrinha cozinhar (é bem rápido). Está pronto!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Por: Le Julet Veg

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário lejuletveg da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.