Comidinha de rua e muito afeto é a fórmula mágica do Kaia

Fritas cobertas por um suculento ragu de carne de panela e uma lojinha de discos de vinil são os Achados Elo desse convidativo bar na Vila Buarque

Os únicos ingredientes que não podem faltar na receita perfeita para qualquer happy hour são cerveja bem gelada, petiscos deliciosos e muito afeto. E tudo isso pode ser encontrado no Kaia – Bar, Cozinha & Cultura, um ambiente jovem e descolado na fronteira entre a Vila Buarque e a Santa Cecília.

Olha que charme essa mistura de lojinha criativa e bar!
Créditos: Gabriel de Moura - Achados Elo
Olha que charme essa mistura de lojinha criativa e bar!

Com simpáticas plantinhas, fotografias e um letreiro em neon logo na entrada, a casa acolhe todos os tipos de pessoas sem qualquer restrição de gênero, idade, etnia ou grupo social. Basta estar disposto a celebrar a vida e a diversidade! E é justamente essa a proposta do Kaia.

“Recebemos a galera da música, os apaixonados por vinil, os moradores do bairro, quem curte a vida do Centro de SP, os jornalistas, o pessoal da arte… Não acreditamos em nenhum tipo de distinção ou segregação e acho que acabamos atraindo um tipo de gente que representa uma espécie de resistência a tudo o que acontece no país nos dias de hoje”, comenta Younes Bari, sócio do bar ao lado de Bruno Prada, que é responsável pela cozinha.

Kaia é o bar perfeito para aquele happy hour animado
Créditos: Gabriel de Moura - Achados Elo
Kaia é o bar perfeito para aquele happy hour animado

A casa, aberta em março de 2017, é inspirada na atmosfera afetuosa e democrática dos bares do centro de Campinas – a terra-natal dos sócios –, onde é possível encontrar sanduíches clássicos, cerveja de garrafa barata e um ambiente boêmio.

Os amigos moram em SP desde 2015, quando começaram a trabalhar com comida de rua em eventos gastronômicos como o Mercado das Pulgas, que acontecia no Minhocão. Antes de abrir o Kaia, eles também cuidaram da cozinha do Mirante 9 de Julho, em um projeto chamado “Mirante Efêmero”, a convite da produtora Lira Yuri.

“Eu estava em São Paulo há apenas um ano e meio, por isso não tinha ideia do que significava estar no Centro ou das questões da revitalização e da gentrificação. Mas quando essa região começou a ser reconhecida, ficamos felizes, porque achamos muito legal as pessoas se comprometerem com a rua. Nós sempre nos demos muito bem aqui, porque queríamos criar um senso de comunidade”, revela.

O espaço, que foi reformado com a ajuda dos próprios sócios, tem toda uma personalidade própria. O ambiente descolado aposta na iluminação baixinha, em obras de arte e na música ambiente, com sonoridades do jazz, MPB, rock e outros estilos.

E, para coroar esse clima descontraído, há uma lojinha que vende artigos de brechó e discos de vinil, um dos Achados Elo da casa. Tudo é pensado para facilitar o papo e a reunião entre os frequentadores.

Comidinhas de rua

A vida boêmia campineira também inspirou o cardápio do Kaia, que se especializou em lanches e porções, como manda a lei da comida de rua.

Uma boa pedida é a Batata Kaia com aquela cervejinha gelada
Créditos: Gabriel de Moura - Achados Elo
Uma boa pedida é a Batata Kaia com aquela cervejinha gelada

É praticamente uma heresia sair da casa sem provar a deliciosa Batata Kaia, uma bela porção de fritas coberta por um suculento ragu de carne de panela, feito com molho de tomate fresco artesanal. E, claro, este é outro Achado Elo.

Esse quitute dos DEUSES também tem uma versão especial vegetariana, na qual as fritas são cobertas com cogumelo salteado no óleo de gergelim, abobrinha confit e creme de gorgonzola. Não tem como errar!

A versão sem carne da Batata Kaia também é uma delícia
Créditos: Gabriel de Moura - Achados Elo
A versão sem carne da Batata Kaia também é uma delícia

Outros queridinhos da casa são o Burger Sabiá (preparado com pão na chapa, hambúrguer, cebola caramelizada, creme de gorgonzola e farofa de bacon na ponta da faca), o Burger Kaia (pão na chapa, hambúrguer, queijo derretido na chapa, geleia de tomate com curry e picles de pepino caseiro) e o Burger Vegê (hambúrguer empanado de cogumelo e brócolis, com os complementos dos outros lanches carnívoros da casa).

E todas essas guloseimas ficam ainda mais gostosas com a deliciosa receita de ketchup criada pelo próprio bar, que leva tomate pelado, maçãs, louro, molho inglês, vinagre de maçã e açúcar mascavo.

Para beber, além de chope artesanal e cervejas, o bar serve drinks especiais feitos pela bartender Bárbara Hellen, como o Fitzginger, que leva gin, xarope caseiro de manjericão com gengibre e cardamomo, suco de limão siciliano e bitter angostura.

Olha que lindezas esses drinks!

Visite o Kaia!

Seu próximo happy hour já tem endereço! O Kaia – Bar, Cozinha & Cultura fica na Rua Marquês de Itu, 413, na Vila Buarque, e funciona de terça a sábado, das 18h às 22h. A casa também entrega esses quitutes por delivery nesse mesmo horário (clique aqui para conferir o cardápio e fazer seu pedido).


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelo telefone (11) 3222-2075.


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!