Últimas notícias:

Loading...

Inspirado nos bares argentinos, Cacilda ocupa charmoso casarão na Lapa

Desde 1999, o restaurante serve pratos afetivos, deliciosos e sofisticados, verdadeiros Achados Elo feitos com carnes, massas, peixes e frutos do mar

Ouça este conteúdo

A atmosfera da famosa vida boêmia de Buenos Aires invade um restaurante que você precisa conhecer na Lapa. Estamos falando do Cacilda, instalado em um charmoso casarão centenário de esquina.

Restaurante Cacilda - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOlha que charme o restaurante Cacilda! Os Achados Elo da casa são serve pratos afetivos, deliciosos e sofisticados!

O estabelecimento mantém, desde 1999, uma cozinha deliciosa e requintada, com inspiração principal na gastronomia ibero-americana e recheada de peixes, frutos do mar, carnes, massas e risotos. Tudo isso é um Achado Elo para ninguém botar defeito.

Aberto pelo empresário argentino Daniel Miguel Garcia como um pequeno negócio de bairro, o restaurante foi crescendo aos poucos, durante a própria reestruturação da região. A decoração da casa tem justamente como referência os bares da capital argentina.

E uma das coisas mais legais desse ambiente sofisticado é a versatilidade das situações nas quais você pode aproveitar o lugar. É perfeito para jantar depois de assistir a um espetáculo no Teatro Cacilda Becker, que fica ali do ladinho; para levar o crush e curtir aquele climinha romântico; ou mesmo para um almoço de domingo em família.

Restaurante Cacilda - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA decoração do Cacilda é inspirada nos Bares de Buenos Aires!

Contribuem para criar esse ar mega agradável um jardim cheio de plantinhas dentro do próprio restaurante, um classudo bar/balcão de madeira, os pisos decorados com diferentes padrões em cada ambiente e todo esse ar pomposo que lembra o tradicional Café Tortoni de Buenos Aires.

Não é preciso nem dizer que uma das atrações da casa é poder provar aquele vinhozinho incrível. O Cacilda tem uma adega subterrânea e climatizada incrível, que reúne uma infinidade de rótulos de diversos países, feitos com diferentes tipos de uva e vendidos por valores variados – ou seja, sempre dá para conseguir aqueles com precinhos mais camaradas.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA casa tem um lindo jardim interno!

Sócia do restaurante, Maria Célia Borges conta que a adega vale uma visita, mas ainda está fechada por conta da pandemia. “Buscamos inspiração em um antigo restaurante de Buenos Aires que foi montado dentro de uma capela. E essa longa história resultou em um lugar lindo e especial, do qual nos orgulhamos de ter construído”, conta.

Bora rangar, hermanos?

É praticamente impossível encontrar um ser humano incapaz de se deliciar no cardápio do Cacilda. Isso porque a casa aposta em uma variedade enorme de pratos para pessoas de todos os paladares.

Restaurante Cacilda - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloQue tal provar esta rabada com polenta e agrião? hummmm

“Nosso cardápio sempre seguiu a linha clássica, com produtos de qualidade e pratos bem executados. Gostamos da ideia de criar receitas de conforto, que despertem emoções e provoquem a nostalgia nos nossos clientes, sem intenção de levantar bandeiras”, comenta Borges.

Para quem não dispensa os clássicos argentinos, vale se esbanjar em carnes como picanha argentina (acompanhada com arroz biro-biro e fritas), o famoso bife ancho (servido com batatas ao murro, azeite e arroz napolitano) ou o medalhão à romana (filet mignon com redução de aceto balsâmico, mini cebolas, tomate cereja, azeitonas e arroz com palmito).

No menu de carnes, ainda tem delícias como rabada com polenta e agrião, o Medalhão à Café Paris (filet mignon ao molho de ervas finas, parmesão, arroz com brócolis e batata noisette) e o medalhão Cacilda (filet mignon com mix de cogumelos e risoto de parmesão).

Se você não dispensa uma massinha, a dica é provar o fettuccine com frutos do mar (com molho à napolitana, camarão, polvo e lula) ou à moda do Chef (com camarões graúdos, molho rústico de tomate e julienne de abobrinha).

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloProve também o Medalhão à Café Paris

Outros grandes sucessos na parte marinha do cardápio são uma deliciosa casquinha de frutos do mar (com camarão, lula, polvo e vôngole gratinados com parmesão), feita pelo próprio Daniel Garcia; o polvo ao Mar Negro (com arroz negro, cebolas grelhadas e tomate cereja confit) e o bacalhau do Porto (com batatas torneadas, brócolis, cebolas e azeitonas).

Os risotos também ganham destaque no menu. Tem a versão à italiana (com funghi secchi, tiras de filet mignon e tacos de parmesão), o arroz de pescador (com camarão, salmão, badejo, atum fresco e tomate) e opções que acompanham outros pratos, como o arroz à Piamontese (com cogumelos e queijos).

As sobremesas coroam a sua refeição com classe. E são várias opções incríveis: merengue de morango, salame de chocolate, pudim de claras, strudel de maçã, pudim de leite, tortelete de nozes, tartufo de chocolate, creme de papaya com licor de cassis, sorvete de pêra, entre outras.

Parada obrigatória na Lapa

Bateu aquela fominha, né? Agora você precisa visitar o restaurante Cacilda, que fica na Rua Tito 237, na Lapa. A casa funciona às segundas e aos domingos, das 12h às 16h; e de terça a sábado, das 12h às 22h.


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelos telefones (11) 3679-2044 ou (11) 3539-3548.


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!