Últimas notícias:

Loading...

Café Colombiano reúne o melhor da culinária latina

A possibilidade de provar delícias típicas colombianas em um dos espaços culturais mais democráticos de SP é o Achado Elo da casa

Por: Publi
Ouça este conteúdo

O bairro do Bom Retiro reserva boas surpresas para quem adora explorar a gastronomia de outros países. E uma das preciosidades encontradas por lá é o Café Colombiano, provavelmente o lugar mais colorido e alto astral da região.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA possibilidade de provar sabores latinos em um dos espaços culturais legais de SP é o Achado Elo da casa

A casa serve o melhor da culinária latino-americana, com grande destaque para iguarias colombianas, a um preço super justo. E esse é o Achado Elo do local.

“Entendemos que o alimento também é um ato político. Não adianta oferecer uma comida gostosa, balanceada e cara, o que normalmente acontece nos restaurantes mais refinados”, defende Rubén Dario, sócio do Café Colombiano ao lado da esposa Patrícia.

Todos os pratos são preparados de maneira artesanal. “Usamos apenas ingredientes orgânicos e fazemos nosso próprio tempero, ao invés de utilizar os industrializados, com muita química”, conta Rubén. “Além disso, sempre temos uma opção de refeição vegana”, completa.   

Essas práticas conversam totalmente com a proposta do espaço cultural onde está localizado o Café Colombiano: a Oficina Cultural Oswald de Andrade. O local é bastante democrático e recebe peças de teatro, mostras de cinema, exposições, debates e outros tipos de manifestações artísticas – tudo de graça.

Sem contar que o edifício é simplesmente maravilhoso. Trata-se de uma construção do século 19 com estilo neoclássico, projetada pelo escritório de arquitetura de Rosa Martins e Fomm.

Ruben e Patrícia quiseram aproveitar a disposição do espaço para criar um ambiente despojado e acolhedor. “Nos inspiramos em Cartagena, uma das cidades mais turísticas da Colômbia. Por isso, trouxemos muitas cores e móveis simples, como em uma casa típica dessa região. O mobiliário também não segue um padrão”, comenta Rubén.  

Delícias latino-americanas

Além dos pratos típicos colombianos, a casa oferece quitutes presentes em vários países latinos, incluindo o Brasil. “Percebemos que no continente americano existe um cruzamento de comidas afro-ameríndias. Então, tem pratos que você acredita serem exclusivos de um país, mas descobre que eles também estão presentes em outras nações, com leves variações, como as empanadas”, relata o empresário.  

Café Colombiano - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA cozinha do Café Colombiano tem influência de vários países da América Latina

Como o Café Colombiano serve tanto almoço quanto delícias para aquele cafezinho da tarde, são muitas as possibilidades para você se esbaldar nessa gastronomia latina.

Um dos queridinhos do público é o Bandeja Paisa, um prato típico de Medelín que leva arroz, feijão vermelho cozido com banana da terra verde, carne moída, linguiça, torresmo, ovo, arepa (massinha feita com milho branco), banana da terra madura e abacate. “Para quem não gosta de abacate puro, temos uma versão com guacamole”, diz Dario.   

Se preferir um sabor mais brasileiro, o estabelecimento disponibiliza opções igualmente apetitosas. Os frequentadores gostam bastante da combinação de arroz ao pesto e frango ao molho de laranja com rapadura. Mas, atenção: as refeições inspiradas na culinária do Brasil variam diariamente.

E para o café? Entre os salgados, destacam-se as tortas, as empanadas argentinas e colombianas e os buñuelos (bolinho feito de amido e queijo). Tudo muito bom!

Mas os doces certamente vão te conquistar. Tem bolos dos mais variados tipos, pudins, brigadeiros, panacotas… São muitas opções, mas uma das grandes sensações é o arroz doce com doce de leite. Simplesmente perfeito!  

Café Colombiano - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOlha esse arroz doce com canela e doce de leite. É um absurdo de bom!

Quer uma dica extra? Peça a Água de panela, uma bebida saborosíssima feita com rapadura e um toque de limão. É extremamente refrescante.   

A evolução do Café Colombiano

A história desse lugarzinho especial começou em 2012, em outro canto do Bom Retiro. Nesse período, a casa funcionava apenas como cafeteria.

Com o sucesso, o Café Colombiano foi convidado a participar da licitação para ocupar a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Assim, o estabelecimento mudou oficialmente de endereço em 2014.

Esse fato produziu uma grande transformação na casa: o cardápio precisou ser ampliado, para também oferecer almoço. “Nunca quisemos nos tornar um restaurante com inúmeras opções de pratos. Gostaríamos de ser reconhecidos como um café com algumas refeições e estudamos a melhor forma de fazer isso”, relata o proprietário.

O bom trabalho gerou mais uma conquista. O Café Colombiano também está presente no Theatro São Pedro. Mas, por enquanto, a instituição segue fechada.

Para visitar o endereço da unidade na O.C Oswald de Andrade, basta se dirigir a Rua Três Rios, 363, Bom Retiro. Fica bem perto da estação Tiradentes, da linha Azul do metrô. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 12h às 16h.


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelo telefone (11) 3331 0197.


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!