Star City: descubra a melhor feijuca da Santa Cecília desde 1953!

Coma à vontade essa feijoada completona, lendária e cheia de acompanhamentos apetitosos, um Achado Elo

Conteúdo por Elo
05/02/2021 18:07 / Atualizado em 17/02/2021 12:21

Quase todo dia tem feijuca no Star City! Não é à toa que o restaurante serve, desde 1953, a melhor feijoada da Santa Cecília – e uma das melhores de toda a cidade. A casa só chegou à sexta geração de clientes, porque não abre mão da qualidade dos ingredientes e do atendimento.

A feijuca à vontade, servida desde 1953, é o Achado Elo desse restaurante tradicional da Santa Cecília
A feijuca à vontade, servida desde 1953, é o Achado Elo desse restaurante tradicional da Santa Cecília - Gabriel de Moura - Achados Elo

É claro que o Achado Elo do restaurante não poderia deixar de ser esse quitute dos deuses, que é servido à vontade naquelas tradicionais e charmosas caçarolas de cerâmica, com vários acompanhamentos deliciosos, como bisteca, couve, bacon, torresmo, banana à milanesa, mandioca frita e arroz.

E o melhor: lá você pode escolher os ingredientes da sua feijuca. Tem carne seca, costelinha, paio e linguiça para quem curte a versão mais leve; e também língua, pé, rabinho e orelha para aqueles que gostam do rolê completo. A laranjinha, o molho apimentado e o caldinho de feijão vêm para coroar o prato! Hummmmm

Se você quiser variar um pouco no cardápio nas próximas visitas, vale provar outros pratos que também fazem muito sucesso no estabelecimento, como língua ao molho madeira, truta à grega (peixe com alcaparras, arroz à grega e purê de batata ou batata souté) e cassoulet (uma espécie de feijoada com feijão branco e carnes de porco).

Para completar seu rolê tradição, vale prestar atenção ao ambiente da casa, que preserva sua decoração original no melhor estilo rústico-chique dos restaurantes de São Paulo nos anos 60. Uma verdadeira viagem gastronômica no tempo!

A feijuca lendária

A história dessa feijuca de sucesso começa em 1953, quando o Star City foi inaugurado pelo empresário mineiro José Quintino Vieira (carinhosamente apelidado de Sr. Quintino), que já faleceu. Hoje quem comanda a casa são os filhos dele, Milton Buzzo Vieira e Osmar José Quintino Vieira.

A casa serve uma das melhores feijoadas de SP!
A casa serve uma das melhores feijoadas de SP! - Gabriel de Moura - Achados Elo

Depois de trabalhar como cozinheiro em vários hotéis, seu Quintino comprou um bar e restaurante chamado Stork Club, na Avenida Angélica, ao lado do sócio Nascimento, que logo deixaria a sociedade. A casa servia café da manhã, almoço e até chá das cinco, além de funcionar como boate à noite.

Como os antigos proprietários tinham muitas dívidas, seu Quintino precisou mudar o nome do restaurante, e, para aproveitar toda a louça e materiais, que traziam as iniciais SC estampadas, decidiu chamá-lo de Star City – graças à sugestão de estudantes que frequentavam o local.

O Star City preserva em sua decoração o estilo rústico-chique dos restaurantes de São Paulo nos anos 60
O Star City preserva em sua decoração o estilo rústico-chique dos restaurantes de São Paulo nos anos 60 - Gabriel de Moura - Achados Elo

A famosa feijoada começou a ser servida na casa desde essa época, quando o chefe de cozinha do Hotel Esplanada (que ficava atrás do Theatro Municipal) passou a trabalhar com seu Quintino e montou o cardápio. E o curioso é que o menu continua praticamente o mesmo até hoje!

A ideia de servir feijoada à vontade surgiu um pouco depois, durante as viagens que o empresário fazia para a cidade de Miracatu, no interior de SP, onde ele mantinha outros negócios.

Quando parava nos restaurantes de beira de estrada, notou que esses lugares serviam carnes à vontade para os caminhoneiros, em um esquema chamado de “espeto corrido”.

Ouça muitas histórias incríveis nesse restaurante vintage!
Ouça muitas histórias incríveis nesse restaurante vintage! - Gabriel de Moura - Achados Elo

Então, seu Quintino resolveu adotar essa ideia no próprio negócio. Vale lembrar que naquela época não existiam rodízios em SP como nos dias de hoje.

Muitas histórias!

Como o Star City já existe há quase 70 anos, a casa e seus colaboradores de longa data acumulam grandes histórias. Basta preparar os ouvidos e estar disposto a trocar aquela ideia com o pessoal.

Entre os causos mais divertidos, o sócio Milton Buzzo Vieira se lembra de um cliente excêntrico que o pai costumava atender. O homem bebia absinto, fumava charuto – o que era permitido na época – e curtia rasgar notas de dinheiro e jogá-las no cinzeiro.

“Seu Quintino sempre pegava os pedacinhos de dinheiro, colava tudo e levava ao banco para trocar por notas novas. Ele dizia para o caixa que o filho tinha rasgado a nota, mas, quando essa desculpa já não colava mais, acabou contando a real história. Na época, era tanto dinheiro que dava até para pagar um mês de aluguel”, diverte-se o empresário.

Prepare-se para feijucar!

Bora comer essa feijoada lendária? O Star City fica na rua Frederico Abranches, 453, Santa Cecília e costuma abrir de terça a domingo, das 11h30 às 16h.


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelo telefone (11) 3331-2044.


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!