Últimas notícias:

Loading...

Tarantino e Carburadores: um match entre cerveja artesanal e churrasco

Dupla de churrasqueiros comanda o bar dentro da única fábrica de cerveja instalada em SP, e esse ambiente para curtir até com a família é um Achado Elo

Por: Publi
Ouça este conteúdo

O convite de brindar a vida com vários tipos de cerveja artesanal e um churrasco defumado de responsa nunca foi tão tentador! Mas não precisa passar vontade. É só colar na Cervejaria Tarantino, que montou um bar bem descolado dentro da própria fábrica. E quem comanda a cozinha desde outubro de 2020 são os churrasqueiros do Carburadores.

Cervejaria Tarantino - Carburadores - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOlha esse churrasco servido pelo Carburadores dentro da Cervejaria Tarantino. Hummm!

Instalada em um grande galpão no bairro do Limão, a fábrica é separada do bar apenas por uma parede de vidro. Enquanto você se diverte com seus amigos, pode observar ao fundo todos os equipamentos e sistemas usados na produção desse elixir fermentado dos deuses.

Já o espaço do bar é bem moderninho: tem graffiti, mesas rústicas, uma parede com várias torneiras de chope artesanal produzidos pela marca, fliperama, jogos de mesa, ping-pong e até pebolim.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloAtualmente, a Tarantino é a única cervejaria instalada dentro da cidade de São Paulo

E, em uma grande área a céu aberto – onde já rolaram vários shows! –, tem cestas de basquete, mesinhas com guarda-sol e cadeiras de praia. À noite, esse “quintal” é iluminado por varais de lâmpadas em forma de bolinhas. Um charme!

Todos esses detalhes formam um ambiente bem convidativo para curtir com a família e com os amigos. Afinal, crianças e pets também são bem-vindos! E esse combo – churrasco defumado, cerveja e bar aconchegante dentro da fábrica é um autêntico Achado Elo.

A única na cidade!

A Cervejaria Tarantino nasceu de um sonho do empresário Gilberto Tarantino – que já trabalhava com a importação de bebidas – de inaugurar a única fábrica de cerveja na capital paulista. “Queria uma fábrica no meio de São Paulo como existe nas principais cidades do mundo, como Nova York, Londres e Berlim. E, na história de São Paulo, apenas duas outras cervejarias funcionaram aqui e acabaram transferidas para o interior do estado”, confessa.

Cervejaria Tarantino - Carburadores
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOlha que legal esse bar instalado dentro da fábrica!

Giba, como o empresário gosta de ser chamado, ainda conta que a capital tem muitos brewpubs, aqueles estabelecimentos que produzem cerveja para consumo no local, como um restaurante. No entanto, a Tarantino é a única fábrica maior na cidade com licença para fabricar, envazar e distribuir a bebida.

Com a ajuda dos sócios Luciano Consentino e Isaac Deutschz, Tarantino decidiu procurar um endereço que também servisse como um centro de cultura cervejeira. A casa abriu as portas em 2018 e hoje produz cerca de 350 mil litros da bebida por ano.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloEsse espaço ao ar livre e cheio de graffiti foi pensado para atrair toda a familia

“Nos espelhamos muito na cultura americana, que considera a cerveja como gastronomia e consome a bebida junto com a família. Como nosso terreno é grande, queríamos um bar que também funcionasse como um lugar para curtir entre amigos, em casais e com os filhos”, esclarece.

Inspiradas nas escolas americana e europeia, as cervejas Tarantino têm vários tipos diferentes, com rótulos fixos, sazonais e outros fabricados em parcerias com produtores locais e/ou renomados cervejeiros. As latas da marca são estampadas com obras de arte super coloridas, muitas delas também estampam as paredes do bar.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOlha a cor dessa cerveja! Deu até vontade, né? Hummmm

Todos os meses a casa serve aos clientes 10 tipos diferentes de cerveja, com duas ou três novidades a cada semana. Isso porque a fábrica também trabalha com lotes pequenos para apostar nos novos sabores.

Entre as queridinhas do público e fixas na carta, estão a Miracle IPA, indicada para quem curte aquele final mais amarguinho; a ZN Lager, para quem prefere bebidas mais leves; e a Witbier, feita com trigo em grãos e malte pilsen, com amargor suave e aroma com notas cítricas de sementes de coentro e limão siciliano. Coisa fina!

Se você já começou a salivar só de ler sobre as bebidas, já pode pedir sua cerveja por delivery, que funciona de quarta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, das 11h às 17h. Confira aqui a carta!

Churras do bom!

Quando o assunto é churrasco, os sócios Erika Onomura e Alexandre Galindo sabem muito bem do que estão falando, já que servem cerca de 180kg de carne por mês!

Eles comandam o Carburadores desde 2013 e precisaram fechar sua sede fixa na Mooca recentemente, durante a pandemia do novo coronavírus. O negócio surgiu quando eles tinham outro restaurante e decidiram se dedicar apenas aos eventos gastronômicos móveis.

“Na época, participamos de uma feira de comida de rua chamada O Mercado. Compramos uma churrasqueira à bafo e, desde então, começamos a nos interessar pelos defumados. Fazíamos muitos eventos em brewpubs até abrirmos o restaurante na Mooca”, conta Erika.

O encontro com a Cervejaria Tarantino veio nessa época, quando os dois conheceram o empresário Gilberto Tarantino e começaram a ser convidados por ele para participar dos eventos na casa.

“Quando fechamos o restaurante na pandemia, surgiu a ideia de tocar o bar deles aos finais de semana e pretendemos continuar por bastante tempo lá. A parceria é sensacional, porque une a paixão dos caras de fazer cerveja de um jeito único com o nosso churrasco”, acrescenta.

A dupla tem como inspiração o estilo americano de pilotar a churrasqueira, sobretudo o trabalho de um chef chamado Francis Malmann. “Gostamos muito de usar lenha, carvão e trabalhar com brasa, mesclando a defumação. Sempre tentamos correr de coisas óbvias como o hambúrguer ou dos clichês do churrasco americano, como costelinha com barbecue. Então, nos apropriamos de ingredientes que temos mais no Brasil”, revela.

Os carros-chefes do Carburadores são o cupim feito na cerveja (que também é servido como lanche), acompanhado por batata ao murro, creme de milho e molho chimichurri; a costela bovina na ripa; e o choripán, um sanduba de linguiça de pernil defumada, salsa de tomate, cebola roxa e molho chimichurri.

Entretanto, não pode faltar no menu a pancetta defumada e fatiada, acompanhada por creme de abóbora com gorgonzola e pão; e o brisket, peito bovino defumado, servido com batata ao murro finalizada na brasa, tomate tostado e creme de mostarda.

E você sempre pode esperar novidades no cardápio, pois os churrasqueiros preparam algumas receitas diferentes toda semana, no menu especial do dia.

Também tem churrasco para quem é vegetariano! O menu tem um prato fixo de abóbora cabotiá com gorgonzola, batatas, tomate na brasa e chimichurri, mas eles adoram defumar outros queijos, legumes e cogumelos. Ou seja, estas opções frequentemente entram no menu.

Bora churrascar?

Para quem ficou afim de provar esse churras com cerveja, o bar da Cervejaria Tarantino fica na Rua Miguel Nelson Bechara, 316, no Limão. O horário de funcionamento é de sábado e domingo, das 12h às 20h.


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelo telefone (11) 3297-7181.


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!