89% dos brasileiros querem tomar a vacina contra coronavírus

Apenas 9% dos entrevistados afirmaram que não tomariam uma vacina fabricada para deter a doença

16/08/2020 09:45

Pesquisa Datafolha publicada neste domingo, 16, pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que a grande maioria dos brasileiros pretende se vacinar contra o novo coronavírus assim que o medicamento estiver disponível. Mas há brasileiros que não querem ser imunizados.

No levantamento, realizado entre os dias 11 e 12 de agosto, 89% dos entrevistados afirmaram que tomariam uma vacina fabricada para deter a doença, contra apenas 9% que disseram que não tomariam o medicamento. Já 3% não souberam opinar.

Paraná assinou acordo hoje com a Rússia para ter a vacina Sputnik V
Paraná assinou acordo hoje com a Rússia para ter a vacina Sputnik V - kiattisakch/istock

O Datafolha também perguntou aos entrevistados em quanto tempo eles acham que a vacina estará pronta.

Para a grande maioria dos entrevistados, 46%, o imunizante estará disponível no 1º semestre de 2021. Outros 22% afirmaram que a o medicamente só ficará pronto no fim de 2021. Já 25% responderam que ainda este ano e 5% não sabe dizer quando a vacina estará pronta.

A pesquisa foi realizada em todas as regiões do país e ouviu 2.065 brasileiros adultos por meio de entrevistas por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Atualmente o Brasil está testando duas vacinas para combater o coronavírus –a CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac Life Science em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina da Universidade de Oxford.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Fase final de testes

A CoronaVac está, no momento, na terceira e última fase de testes em 12 centros de pesquisas do Brasil, antes de ser aprovada para vacinação em massa. Ao todo, 9 mil voluntários irão receber as doses.

Essa etapa vai conferir a produção de anticorpos e a segurança do imunizante em um número maior de pessoas. Caso a vacina seja aprovada será realizada a transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito pelo SUS.

Vacina coronaVac está em fase final de testes no Brasil
Vacina coronaVac está em fase final de testes no Brasil - divulgação/Instituto Butantan

A vacina chinesa desenvolvida pela Sinovac Life Science é uma das mais promissoras do mundo porque utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas.

O laboratório asiático já realizou testes em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra o coronavírus.