7 alimentos que realmente ajudam a aliviar o inchaço

O inchaço, muitas vezes causado pela retenção de líquidos ou por problemas digestivos, pode ser aliviado com alimentos que ajudam a reduz inflamação

Quando sua barriga está distendida e dura, a última coisa que você quer fazer é comer mais. Mas existem, acredite ou não, alguns alimentos que ajudam a aliviar o inchaço, segundo especialistas e pesquisas.

Quais as causas do inchaço?

O inchaço pode ser causado pelo consumo de alimentos que produzem mais gases do que outros, contêm alto teor de sal e bebidas com gás. Também pode ser causado por intolerância à lactose, ou outro problema de saúde, como síndrome do intestino irritável ou doença celíaca.

Dependendo da causa do inchaço, certos alimentos podem ajudá-lo a ter um alívio, reduzindo a inflamação, ativando a liberação de enzimas digestivas ou estimulando o inchaço através do trato digestivo com água e fibras.

Alguns alimentos podem ajudar a reduzir o inchaço
Créditos: Joykid/istock
Alguns alimentos podem ajudar a reduzir o inchaço

Alimentos que ajudam no inchaço 

Abacate

Os abacates são ricos em fibras, água e potássio. Os dois últimos ajudam o corpo a manter os líquidos, o que mantém o trato digestivo lubrificado e em movimento. E a fibra ajuda a eliminar os resíduos.

Iogurte

O iogurte contém probióticos, que desempenham um papel fundamental na saúde intestinal e reduzem o inchaço.

Os probióticos são bactérias saudáveis ​​que ajudam a manter um microbioma intestinal em equilíbrio – eles também se alimentam (e, portanto, ajudam a decompor) alimentos prebióticos como aspargos, alho, cebola e trigo.

Gengibre

O gengibre é um remédio antigo para problemas estomacais porque acalma a inflamação no intestino.

De acordo com uma revisão sistemática de 2018 publicada na Food Science & Nutrition, descobriu-se que a raiz alivia gases, combate o refluxo ácido, reduz cólicas intestinais e previne indigestão e inchaço.

Pepino

Pepinos são ricos em potássio, que é um eletrólito que diminui os efeitos do sódio, de acordo com a American Heart Association.

Como sabemos, alimentos salgados aumentam o risco de inchaço, portanto, comer alguns pepinos depois de comer batatas fritas pode trazer um certo equilíbrio. 

Pepino diminui os efeitos do sódio
Créditos: designsstock/DepositPhotos
Pepino diminui os efeitos do sódio

Aveia

A aveia é um alimento que deve aliviar o inchaço graças aos seus estoques de fibras – especificamente, beta-glucano, que é uma fibra anti-inflamatória.

Bananas

As bananas são uma ameaça tripla no combate ao inchaço: são ricas em eletrólito de potássio, o que as torna hidratantes e combatentes do sódio.

Elas também são um prebiótico, que fornece alimento para as bactérias saudáveis ​​do seu intestino.

Por último, são fibrosas, o que os torna ótimas para a digestão em geral.

Uma pesquisa, publicada na Science Direct, descobriu que as mulheres participantes que comeram uma banana antes de cada refeição se sentiram menos inchadas do que aquelas que não o fizeram.

Abacaxi

O abacaxi é principalmente água, por isso é tão refrescante e potente contra o inchaço.

Além disso, o abacaxi contém uma enzima digestiva natural chamada bromelaína, que auxilia na decomposição dos alimentos no trato gastrointestinal.