Últimas notícias:

Loading...

Argentina tem primeiro caso de hepatite misteriosa em criança

Causa do surto que já atingiu mais de 20 países segue desconhecida

Por: Redação

O Ministério da Saúde da Argentina reportou o primeiro caso de hepatite aguda de origem desconhecida em criança. O país é o primeiro da América Latina a ter um caso oficial após início do surto da doença, que já atingiu mais de 20 países.

Segundo fontes oficiais, o paciente é um menino de 8 anos que está internado no Hospital Infantil da cidade de Rosário, na província de Santa Fé.

hepatite
Crédito: Rasi Bhadramani/istockArgentina tem primeiro caso de hepatite misteriosa em criança

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou em 3 de maio que cerca de 228 casos de hepatite aguda infantil de origem desconhecida foram notificados em menos de um mês e outros 50 estão sob investigação.

A maioria dos relatos verificados corresponde à região europeia, mas também foram detectados casos nas Américas, Pacífico Ocidental e Sudeste Asiático.

Causas misteriosas

O Reino Unido foi o primeiro país a identificar um aumento dos casos da doença em crianças, em 5 abril.

O que chamou logo a atenção é que hepatite grave, como os casos do surto atual, são incomuns em crianças. Além disso, os vírus típicos da hepatite não foram detectados em nenhum caso até agora, o que torna a origem misteriosa.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o adenovírus do tipo 41 foi detectado em pelo menos 74 casos.

Embora esse adenovírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele “não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis”, de acordo com o alerta do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Sintomas

Um sintoma clássico da hepatite é a icterícia, quando a pele ou do branco dos olhos ficam amarelados. Esse sinal foi observado em muitas das crianças afetadas, de acordo com a OMS.

sintomas hepatite
Crédito: Milos Dimic/istockDoença tem afetado principalmente crianças menores de 5 anos

Muitas também apresentaram sintomas gastrointestinais, incluindo dor abdominal, diarreia e vômitos. A maioria dos casos não teve febre, segundo a agência de saúde da ONU.

Outros sintomas da hepatite podem incluir fadiga, perda de apetite, urina escura, fezes de cor clara e dor nas articulações. Esses sintomas, no entanto, não foram muito relatados.

Compartilhe:

Tags: #Doença