As principais notícias do dia sobre o coronavírus no Brasil e no mundo
Perdeu alguma coisa? A gente te conta
É necessário estar cada vez mais bem informado a respeito da pandemia do novo coronavírus que assola o Brasil e o mundo. O momento é de cautela, de isolamento social e muita higiene, justamente para que não aconteça no nosso país o que está acontecendo na Europa, por exemplo.
Abaixo, listamos as principais notícias deste sábado, 21 de março, para você ficar por dentro de tudo o que aconteceu:
- O Brasil registrou 18 mortes e 1.128 casos confirmados de coronavírus. O Ministério da Saúde espera distribuir 5 milhões de novos testes para todo o Brasil na próxima semana.
- Jair Bolsonaro e João Doria trocaram farpas neste sábado. Em entyrevista à CNN, o presidente chamou o governador de SP de ‘lunático’, que mandou Bolsonaro “fazer seu papel’ no caso da Covid-19.
- No dia em que completou 65 anos, o presidente Jair Bolsonaro ganhou de presente de aniversário um ‘panelaço’. As manifestações foram registradas em diversas capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
- O Ministério da Saúde pode autorizar a prescrição da cloroquina e da hidroxicloroquina para casos graves da Covid-19. A liberação das sustâncias pode ocorrer até o dia 24 em caráter experimental
- O governador de São Paulo, João Doria, decretou quarentena de 15 dias em todo o Estado. Todos os comércios não essenciais para a população deverão ficar fechados. A medida começa a valer na próxima terça-feira, 24, e vai até o dia 7 de abril.
- A Itália bateu novo recorde e registrou 793 mortes em 24h, pelo novo coronavírus. O número total de vítimas no país subiu para 4.825.
- O acesso de turistas às cidades dos litorais sul e norte de São Paulo foram bloqueados nesta manhã após determinação da Justiça. Medida é para “evitar a disseminação da Covid-19 e, por consequência, o iminente colapso do sistema de saúde da região”.
- A farmacêutica EMS, que produz a hidroxicloroquina no Brasil, vai realizar um estudo para observar a eficácia do medicamento contra o coronavírus. Os testes devem começar em até 30 dias.
- O presidente Jair Bolsonaro voltou a tratar a pandemia de coronavírus como histeria. Em entrevista ao SBT, ele mostrou-se contrário ao fechamento de igrejas e outros locais que concentram um grande número de pessoas.
- O prefeito do Rio de Janeiro. Marcelo Crivella, quer o Exército nas ruas para diminuir circulação de idosos, principalmente nos bairros da zona sul.
- Governadores do Nordeste pediram ajuda à China para combater coronavírus. O pedido ocorre em meio à crise diplomática provocada pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro.
- Mesmo com pessoas morrendo, um grupo de bolsonaristas parece não entender a gravidade da pandemia da Covid-19 e debochou da doença em um vídeo publicado nas redes sociais.
- A Globo afastou todos os jornalistas com mais de 60 anos por causa do risco de contaminação pela Covid-19. Entre eles estão os apresentadores Chico Pinheiro, 66 anos, e Carlos Tramontina, 63.
- A apresentadora Xuxa Meneghel disse que fará uma doação de R$ 1 milhão ao SUS para ajudar no combate ao novo coronavírus. O valor será repassado por uma de suas empresas.
- A jornalista Márcia Peltier usou suas redes sociais para informar que está com a Covid-19. Ela está em isolamento social desde a semana passada quando algumas pessoas de sua família testaram positivo.
- Conheça 40 sites que oferecem cursos online gratuitos para ocupar a mente na quarentena. Para você passar esse tempo de isolamento de maneira mais produtiva!