Batata esverdeada: entenda por que você não deve consumir
Essa coloração pode indicar a presença de uma toxina prejudicial; veja como evitar que isso aconteça
Quando você faz feira, mas demora a consumir o que comprou deve notar que a aparência dos alimentos muda. Com a batata dá para perceber isso bem. Algumas vezes, sua casca ganha uma tonalidade esverdeada. E aí está o problema.
A coloração verde e o sabor amargo que as batatas ocasionalmente desenvolvem podem indicar a presença de uma toxina. Por isso, não é recomendável consumi-las quando estiverem assim.
“Esse pigmento verde se chama clorofila e não representa um risco em si. O problema é que essa coloração verde em batatas indica a presença de um alcaloide tóxico de sabor amargo, produzido naturalmente como mecanismo de defesa da planta, chamado solanina”, explica a nutricionista Adriana Sabato em seu Instagram.
- Pão faz mal? Mitos e verdades sobre seu impacto na alimentação
- Por que não pode faltar magnésio no seu prato?
- 9 dicas infalíveis ajudam a identificar se o azeite que você usa em casa é falsificado ou não
- Longevidade pode ser impulsionada com o consumo destes alimentos
Ingerir essa solanina pode desencadear uma série de problemas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, diarreia e dor de estômago. Sintomas relativamente leves que tendem a passar em um dia. Porém, grande quantidade de solanina ingerida pode desencadear problemas mais graves ainda não muito bem estudados pelos cientistas.
Uma das formas de prevenir que isso aconteça, é manter um bom armazenamento da batata, deixando-a sempre em locais bem ventilados, escuros e secos.