Cientistas tiram dúvidas online e derrubam fake news sobre coronavírus
Usuários podem enviar suas dúvidas para que pesquisadores esclareçam
Uma plataforma feita por cientistas brasileiros tem feito um trabalho essencial durante a pandemia: checar a informações sobre o novo coronavírus e esclarecer o que é fato e o que não passa de fake news. Chamado “Covid Verificado“, o site é gerenciado pela Comissão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Imunologia da USP.
Além de reunir os principais estudos, pesquisas e descobertas sobre o tema, o serviço possibilita que os usuários tirem dúvidas diretamente com os pesquisadores.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Veja abaixo algumas dúvidas esclarecidas pelos cientistas:
A ivermectina (remédio para piolho) é eficaz contra o novo coronavírus e pode ser empregada como tratamento para COVID-19?
#FatoCientífico: Cientistas australianos realmente testaram a ivermectina contra o novo coronavírus. A ivermectina é um medicamento já utilizado para combater alguns vermes e parasitas humanos, como o piolho. No entanto, alguns estudos têm sugerido sua eficácia também contra alguns vírus. Com base nestes estudos, pesquisadores australianos testaram o medicamento em células de laboratório (in vitro) infectadas por SARS-CoV-2 e, de #fato, em 48h o medicamento foi capaz de diminuir a multiplicação do vírus dentro das células. Embora a ivermectina tenha comprovado seu efeito contra o coronavírus em laboratório, ainda são necessários testes clínicos e estudos mais aprofundados de eficácia e dosagem segura em humanos, antes de ser utilizado amplamente como tratamento para Covid-19. Então, vamos aguardar!
O uso prolongado de máscara causa hipóxia?
Mensagem quem vem sendo divulgada nas redes: