Essas são as causas de aumento repentino de pressão arterial
É importante monitorar regularmente a pressão, especialmente se você estiver em risco de hipertensão ou se tiver um histórico de problemas cardiovasculares
A pressão arterial é uma medida da força que o sangue exerce nas artérias à medida que flui. Uma variedade de coisas pode causar um aumento repentino na pressão.
Quando ela aumenta repetidamente, você corre maior risco de desenvolver hipertensão crônica, que pode levar ao endurecimento das artérias, doenças cardíacas e derrame. Por isso, é importante ter um controle e saber o que pode influenciá-la.
Causas mais comuns de aumento repentino de pressão
Estresse e ansiedade
Se você tiver episódios intensos e repentinos de estresse ou ansiedade, poderá sofrer um aumento repentino na pressão arterial. Na verdade, 1 em cada 5 pessoas apresenta um aumento na pressão arterial (e uma leitura de pressão alta) quando vai ao médico ou ao pronto-socorro – uma condição chamada síndrome do jaleco branco, de acordo com a Harvard Health Publishing .
Isso ocorre porque o estresse aumenta a pressão arterial ao causar a liberação de hormônios que contraem os vasos sanguíneos, de acordo com o National Institutes of Health (NIH). A dor física é outro fator estressante que pode causar um aumento repentino da pressão arterial, de acordo com o NIH.
- Minas Gerais: As 6 cidades que todo brasileiro deveria conhecer
- Idade em que você deve parar de beber álcool
- Anti-inflamatório pode causar complicações para pessoas com diabetes, revela estudo
- Estes alimentos e tratamentos funcionam bastante contra a queda de cabelo
Medicamentos
Vários medicamentos podem causar aumento da pressão arterial. Alguns deles, como as pílulas anticoncepcionais, são tomados regularmente e podem levar à hipertensão cronicamente alta.
Mas certos medicamentos vendidos sem receita e usados apenas ocasionalmente podem causar um aumento repentino na pressão arterial, de acordo com a Clínica Mayo.
Por exemplo, antiinflamatórios não esteróides, como aspirina e ibuprofeno (Advil), podem aumentar a pressão arterial.
Se tiver dúvidas, pergunte ao seu médico se algum medicamento que você está tomando pode afetar sua pressão.
Consumo de sal
Comer alimentos ou bebidas salgadas pode causar um aumento repentino na pressão arterial porque o sódio faz com que o corpo retenha mais líquidos.
Isso pode acontecer 30 minutos após a ingestão de sal em excesso, como em uma refeição pesada, por exemplo. Mas a boa notícia é que os benefícios de reduzir o consumo de sal são notados rapidamente. Sua pressão arterial pode cair dentro de horas ou dias quando você ingere menos sal, de acordo com a American Heart Association.
Fumar
Quando você fuma, você inala nicotina, o que tem efeito imediato na pressão arterial. A nicotina causa alterações no bom funcionamento dos vasos sanguíneos e produz inflamação no sistema circulatório, o que contribui para o endurecimento das artérias e para a hipertensão, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Mesmo menos de cinco cigarros por dia podem contribuir para esses efeitos negativos nos vasos sanguíneos, no coração e nos níveis de pressão arterial, de acordo com o CDC.