Esta é fruta mais popular do mundo (e não estamos falando da banana)

Acredita-se que essa fruta tenha sido cultivada ela primeira vez em 700 DC pelos astecas e incas

Saiba qual a fruta mais popular do mundo
Créditos: Ranimiro Lotufo Neto/istock
Saiba qual a fruta mais popular do mundo

Pode ter passado pela sua cabeça que a fruta mais popular do mundo seja a banana. Mas engano seu!

De acordo com World Atlas, as bananas estão no segundo lugar do ranking de popularidade das frutas, enquanto que as melancias ocupam o terceiro. Em quarto lugar estão as maçãs e, em quinto lugar, as laranjas.

Então, quem está em primeiro lugar?

Acredite: o topo do ranking que se baseia na produção e consumo é dos tomates.

E sim, assim como a berinjela e a abóbora, botanicamente falando, o tomate é uma fruta, não um vegetal. Mais de 182 milhões de toneladas de tomate são produzidas por ano, 67 milhões de toneladas a mais que a segunda fruta mais popular, a banana.

As melancias são as terceiras mais populares (103 milhões de toneladas), depois as maçãs (86 milhões de toneladas) e as laranjas (75milhões de toneladas).

Boas razões para a popularidade

Além de suculentos, os tomates são abundante em nutrientes como fibras e vitaminas. Compostos principalmente por água, ele é ótim0 para matar a sede e vencer a fome numa tacada só.

Além disso, podem ser consumidos de diversas formas: frescos, secos, marinados, sucos, enlatados. Utilizado nos pratos mais populares do mundo, desde o preparo de pizzas e molhos para massas até o humilde ketchup.

Talvez a única desvantagem da fruta seja que ela é uma fonte rápida de energia que também carece de proteínas.

E por ser ácido, pode agravar os sintomas de refluxo gastroesofágico (DRGE) em algumas pessoas, levando a azia ou desconforto no peito. Nesses casos, pode ser aconselhável evitar alimentos à base de tomate, como molho de tomate.

Outra questão é que o tomate contém histamina, uma substância que pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas sensíveis. Isso é mais comum em pessoas com intolerância à histamina.

Qual a origem da fruta?

De acordo om World Atlas, o tomate selvagem é originário dos Andes, regiões ocidentais da Bolívia, Peru, Chile e Equador, e cultivado pela primeira vez por volta de 700 DC pelos astecas e incas.

Eles foram levados para a Europa por exploradores que retornaram da América do Sul e têm consumidos em todo o mundo desde então. A China lidera o cultivo de tomate com quase 57 milhões de toneladas por ano.