Esta fruta foi eleita a mais saudável do mundo e você tem em casa
Estudo listou os alimentos mais saudáveis do mundo e a primeira fruta aparece na 28ª posição; veja os benefícios
Os especialistas da William Paterson University, localizada em Nova Jersey, nos Estados Unidos, fizeram um estudo minucioso em busca dos alimentos mais saudáveis do mundo.
Eles descobriram que os vegetais verdes – como agrião, espinafre e couve – dominam o topo da lista. Desmembrando a pesquisa em até 41 diferentes opções, o primeiro não vegetal, especificamente uma fruta, apareceu na 28ª posição e é o limão.
Para classificar os alimentos, os pesquisadores se concentraram em analisar alimentos que forneciam 100% das necessidades nutricionais em 100 calorias. E o limão, após a análise de 27 outros alimentos, conseguiu satisfazer este critério.
- Esta fruta, eleita a mais saudável do mundo, previne pedra nos rins
- A fruta que pode proteger contra a infecção urinária naturalmente
- 6 frutas secas que ajudam a afastar o diabetes, segundo estudo
- Estes 5 alimentos retardam o envelhecimento do cérebro
Benefícios do limão
O limão é uma rica fonte de vitamina C, que é um poderoso antioxidante. Então, o consumo regular de limão pode combater infecções e preservar as células de danos oxidativos.
Além disso, a fruta tem importantes propriedades antibacterianas e antivirais, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico.
No Brasil, além do tahiti, outras variedades de limão são cultivadas diariamente, como o cravo (ou caipira), o siciliano e o galego.
Como introduzir o limão no dia a dia?
Incorporar o limão ao cotidiano é mais fácil do que se imagina. Na culinária, ele pode servir para temperar saladas, carnes e outros alimentos; para produzir molhos, massas e temperos caseiros; e ainda para preparar sucos, drinques e até a tradicional caipirinha brasileira.
A melhor forma de conservar o limão é armazenar em local fresco ou sob refrigeração, sempre lembrando de limpar bem as frutas antes do consumo.
Além disso, com a casca do limão, é possível preparar chás e receitas doces ou até mesmo enfeitar pratos. As raspas de limão podem ser congeladas.
Como os alimentos acabaram avaliados no estudo?
A metodologia do estudo envolveu a análise da densidade de nutrientes de 41 alimentos diferentes. Durante a avaliação, os cientistas identificaram 17 substâncias fundamentais para o bom funcionamento do corpo.
Eles mensuraram a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes benéficos em relação ao número de calorias. Ou seja, quanto maior a proporção, mais nutritivo é o alimento.
Ao final da pesquisa, os especialistas concluíram que não havia frutas entre os dez primeiros e apenas um vegetal – o agrião – conseguiu atingir a marca de proporcionar 100% dos nutrientes necessários para as 100 calorias diárias. Por ser rico em vitamina C e A, ferro, potássio e cálcio, o agrião ficou no topo da lista.