Estudo aponta para 4 atitudes que reduzem o risco de câncer

Os pesquisadores descobriram a melhor maneira de reduzir o risco de câncer em 30%, e não é através de remédios

Em um estudo publicado na BMC Medicine, cientistas analisaram as modificações no estilo de vida entre 62 estudos que se concentraram em várias funções corporais. As descobertas desses estudos sugerem que existem certos hábitos que podem ajudar a reduzir a probabilidade de ocorrência de câncer.

Confira abaixo as descobertas:

Mudanças no estilo de vida para reduzir o risco de câncer

Movimente-se

A atividade física consistente pode ajudar a prevenir o câncer de mama e de cólon. Quando você permanece ativo, você mantém seu peso sob controle e diminui o risco de ficar obeso, o que é um fator conhecido para alguns tipos de câncer.

Além disso, o exercício dá um impulso extra ao sistema imunológico, deixando-o forte o suficiente para detectar e destruir as células cancerígenas antes que elas comecem a causar o caos.

O exercício regular pode ajudar na prevenção do câncer
Créditos: iStock/Jorge Alcazar Narvaez
O exercício regular pode ajudar na prevenção do câncer

Invista mais em dietas à base de plantas

É hora de investir nos grãos integrais, frutas, legumes e feijões. Esses alimentos vegetais cheios de nutrientes são guerreiros legítimos na batalha contra o câncer. Eles estão repletos de antioxidantes, que eliminam os radicais livres causadores da doença.

Os vegetais crucíferos, como o brócolis e a couve de Bruxelas, têm superpoderes já apontados em estudos quando se trata de retardar o crescimento das células cancerígenas.

O brócolis pode ajudar a prevenir o aparecimento de tumores malignos
Créditos: iStock/eyewave
O brócolis pode ajudar a prevenir o aparecimento de tumores malignos

Reduza o fast food e a carne vermelha

Deixar de lado ou pelo menos reduzir o consumo de fast food e alimentos processados é um das mudanças mais importantes. Esses alimentos carecem de nutrientes e acumulam toneladas de calorias, causando ganho de peso e aumentando o risco de câncer.

As carnes vermelhas e processadas também devem ser limitadas. O Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer (World Cancer Research Fund International) recomenda não mais do que três porções de carne vermelha por semana e cortar totalmente a carne processada.

Carne processada está entre os alimentos que aumentam o risco de câncer
Créditos: bhofack2/istock
Carne processada está entre os alimentos que aumentam o risco de câncer

 Pare de fumar e beber em excesso

Fumar e exagerar no consumo de álcool é um grande problema. Esses hábitos estão ligados a diferentes tipos de câncer, como boca, garganta, mama e intestino.

Vários estudos já indicaram que até mesmo beber um pouco de álcool aqui e ali pode aumentar o risco de certos tipos de câncer. Então, a melhor decisão é abandonar o álcool de vez.