Números de casos e mortes por coronavírus neste 8 de junho
Nesta segunda-feira, 8, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Connas), o Ministério da Saúde e o consórcio de veículos de imprensa divulgaram os números consolidados dos casos e mortes causadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.
O Connas divulgou às 17h, o Ministério da Saúde às 18h30 e o consórcio de veículos de imprensa às 20h. Os dados da imprensa, coletados junto às secretarias de saúde, apresentaram divergência em relação aos números dos outros dois órgãos.
Segundo a força tarefa formada por Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Extra, G1 e UOL, a diferença de dados se deu porque o Ministério da Saúde não incluiu no balanço números de Alagoas e Santa Catarina. Segundo a pasta, as duas secretarias não divulgaram os seus dados até o momento da conclusão do boletim.
- Demência: estudo revela 12 fatores que poderiam evitar até 54% dos casos
- 5 dicas simples para ter um sorriso saudável
- Saiba como a higiene masculina pode evitar o câncer de pênis
- Como a vacinação contra o HPV pode reduzir casos de câncer no Brasil
Confira os números:
Levantamento do consórcio da imprensa
Os dados divulgados pelo consórcio da imprensa refletem a somatória de informações oficiais disponibilizadas por cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal.
Casos confirmados
Últimas 24h- 19.631
Total-710.887
Óbitos confirmados
Últimas 24h- 849
Total- 37.312
Levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Connas)
Os dados divulgados pelo Connas também refletem a somatória de informações oficiais disponibilizadas por cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal.
Casos confirmados
Últimas 24h- 15.654
Total- 707.412
Óbitos confirmados
Últimas 24h- 679
Total- 37.134
Os números de cada estado você encontra no site do Connas.
Levantamento do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde, divulgou os dados mais cedo, nesta segunda-feira, em comparação com a semana passada. Porém seguiu a política de sonegar informações e divulgou apenas os resultados das últimas 24h, sem informar os números totais, desde o início da pandemia.
Casos confirmados
Últimas 24h- 15.654
Óbitos confirmados
Últimas 24h- 679
Desde a última semana, o Mistério da Saúde passou por mudanças na forma de contabilizar os dados da pandemia. Os governantes reduziram a quantidade dos dados. Primeiro, o horário de divulgação, que era às 17h na gestão do ministro Luiz Henrique Mandetta (até 17 de abril), passou para às 19h e depois para às 22h. Em função disso, o Connas e os veículos de comunicação em parceria de forma colaborativa também vão divulgar dados sobre a pandemia de covid-19.
Neste 8 de junho, o governo informou que passará a divulgar diariamente às 18h os dados da doença e que irá incluir outras informações de síndromes respiratórias, mas que dependerá das informações dos Estados.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- Lista de serviços de acolhimento emocional à distância
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 dicas essenciais para os ansiosos de plantão
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto