OMS anuncia que vai retomar testes com cloroquina contra o coronavírus

Mudança de posicionamento da entidade ocorre após estudo que questionava segurança da droga ser colocado em dúvida

03/06/2020 15:32

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira, 3, que vai retomar os testes com a cloroquina e hidroxicloroquina contra o novo coronavírus.

O anúncio acontece após a entidade ter suspendido, por questão de segurança, um ensaio clínico que usava as drogas. A decisão anterior levou em consideração o maior estudo sobre a cloroquina que ligava a medicação a um risco maior de morte.

A mudança de posicionamento da OMS anunciada hoje tem uma explicação. Acontece que agora a revista científica “The Lancet“, que divulgou o estudo, publicou uma nota de preocupação em que coloca em dúvida algumas questões do trabalho. A publicação afirmou ainda que está sendo feita uma auditoria independente dos dados utilizados na pesquisa.

OMS anuncia que vai retomar os testes com cloroquina
OMS anuncia que vai retomar os testes com cloroquina - Brasil2/istock

#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


O estudo em questão, publicado no dia 22 de maio na revista científica, foi feito 96 mil pacientes hospitalizados e apontava que o medicamento não só não seria benéfico para os doentes com covid-19, como também poderia causar uma piora cardíaca, levando-os a óbito.

Ao anunciar a retomada dos testes, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o grupo coordenado pela entidade decidiu continuar a pesquisa com as drogas, com base nas informações sobre mortalidade apontadas. “Os membros do comitê decidiram que não há motivo para modificar o protocolo do ensaio”, disse.

Essa mudança não significa que a OMS passou a recomendar a cloroquina ou a hidroxicloroquina, apenas que vai continuar testando para chegar a uma conclusão sobre sua eficácia. Vale dizer que ainda não existe nenhum remédio para o coronavírus com comprovação científica.