Por que o agrião é considerado o alimento mais saudável do mundo?

Rico em vitaminas e minerais, agrião é indicado para a prevenção de uma série de doenças

Uma recente pesquisa americana destaca o agrião como o alimento mais saudável do mundo, sendo “perfeito” por seu alto valor nutricional – iStock/Getty Images
Créditos: iStock
Uma recente pesquisa americana destaca o agrião como o alimento mais saudável do mundo, sendo “perfeito” por seu alto valor nutricional – iStock/Getty Images

O consumo regular de nutrientes essenciais, presentes em alimentos naturais e orgânicos, é vital para a prevenção de doenças como anemia, excesso de peso, problemas digestivos e falta de energia. Recentemente, uma pesquisa intitulada “Definindo Frutas e Legumes Poderosos: Uma Abordagem de Densidade Nutricional”, realizada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, analisou diversos vegetais e frutas, e concluiu que o agrião possui o perfil nutricional mais completo.

Este vegetal, que ocupa a primeira posição no ranking da pesquisa, é rico em vitaminas e minerais essenciais como cálcio, potássio e vitamina A.

Por que este vegetal é considerado o alimento mais saudável do mundo?

Vegetal aquático nativo da Europa e da Ásia Central, o agrião está presente na alimentação humana desde a pré-história. Por isso, ele se destaca por sua alta densidade nutricional, considerando substâncias para ingerir diariamente.

As substâncias, presentes no agrião, incluem potássio, fibra, proteína, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. 

Para entender os benefícios do vegetal, o levantamento analisou 47 hortaliças e frutas. Nele, o agrião obteve a pontuação máxima de 100 em 100, seguido da couve chinesa, com 91,99 em 100, e da acelga com 87,27 em 100.

A quantidade de agrião necessária para obter 100 kcal também fornece 100% da quantidade diária recomendada de todos esses nutrientes.

Quais os benefícios do agrião para a sua saúde?

Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina C, superando até mesmo a laranja e outros cítricos, e contém 3 mg de ferro em 100 gramas, superando a quantidade presente em 100 gramas de carne. Assim, ele é um excelente aliado no combate à anemia.

Entre outros benefícios, o agrião ajuda a fortalecer a visão, aumentar a densidade óssea e fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ele ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, graças aos seus compostos antioxidantes.

Como incorporar o agrião na dieta?

Você pode comer o agrião de diversas maneiras. Ele pode servir de ingrediente em saladas, sanduíches ou como condimento de outros pratos. Outra opção é cozinhar o vegetal, o que ainda fornece grande quantidade de fibras e antioxidantes.

Contrariando a percepção comum de que alimentos saudáveis são menos saborosos, o agrião tem um sabor delicado e atraente, que pode enriquecer inúmeros pratos. Além disso, é possível cultivar em casa, sendo um aliado prático e acessível para uma alimentação balanceada.