Últimas notícias:

Loading...

Brasil tem sete casos suspeitos de hepatite misteriosa em investigação

Doença se espalha para mais de 20 países, enquanto especialistas em saúde tentam desvendar o que está por trás do surto

Por: Redação

O Ministério da Saúde monitora sete casos suspeitos de hepatite de origem desconhecida em crianças no Brasil.

De acordo com apuração do jornal O GlOBO, são quatro pacientes no Rio de Janeiro e três no Paraná. A confirmação depende do resultado de mais exames.

“A pasta orienta aos profissionais de saúde e da Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (VigiAR-SUS) que suspeitas sejam notificadas imediatamente”, informou a pasta ao GLOBO.

hepatite
Crédito: Getty Images/iStockphotoBrasil tem sete casos suspeitos de hepatite em investigação

Surto em mais de 20 países

Os casos de hepatite de origem misteriosa começaram no Reino Unido e logo se espalharam para mais de 20 países. Até 1º de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizava 228 confirmações de hepatite pediátrica de origem desconhecida e mais de 50 casos em investigação.

Pelo menos 18 das crianças precisaram de transplantes de fígado e pelo menos uma morreu, segundo a OMS.

Na quinta-feira, 5, a Argentina confirmou o primeiro caso da América Latina, em uma criança de 8 anos.

O que está desencadeando inflamação grave do fígado?

Os suspeitos de sempre – os vírus da hepatite rotulados de A a E – foram rapidamente descartados por não terem sido identificados em nenhum dos casos.

A hipótese mais forte é que a doença esteja sendo causada por adenovírus do tipo 41. Segundo a OMS, esse vírus foi detectado em pelo menos 74 crianças com a doença. O número é alto para ser fruto do acaso.

Embora esse adenovírus já tenha sido associado à hepatite em crianças com sistema imunológico enfraquecido, ele não é conhecido por ser uma causa de hepatite em crianças saudáveis, o que tem acontecido.

Especialistas em saúde pública e cientistas em vários países tentando desvendar esse mistério. Mas respostas sólidas deverão levar um tempo.

Sintomas

Os sintomas da hepatite são amplos e podem ser confundidos com outras doenças. No entanto, em meio ao surto da doença, autoridades de saúde do Reino Unido, país que registrou mais casos de hepatite aguda infantil, pediram aos pais que fiquem especialmente atentos aos sinais de icterícia em seus filhos.

A condição se caracteriza pela coloração amarelada do branco dos olhos, e depois da pele. Esse é um sinal de que o fígado está comprometido e são necessários cuidados urgentes.

hepatite
Crédito: Mohammed Haneefa Nizamudeen/istockHepatite se caracteriza pela inflamação do fígado

Também é importante procurar atendimento médico urgente sempre que a criança mostrar sinais de dor intensa quando o abdômen é tocado. Geralmente, a sensibilidade abdominal é sentida na parte superior direita, que é onde o fígado está localizado.

Um quadro de hepatite pode ainda incluir sintomas como febre (baixa ou mais significativa), fadiga, dores articulares ou musculares, perda de apetite ou náuseas, diarreia e vômitos.

Compartilhe:

Tags: #Doença