Remédio antiviral começa a ser testado no Brasil contra covid-19

Medicamento recebeu aval da Anvisa para ser utilizado em testes no país

Por: Redação
Ouça este conteúdo

Um novo remédio começa a ser testado no Brasil em pacientes com a covid-19. Trata-se do ABX464, que tem ação antiviral, anti-inflamatória e regenerativa, que pode prevenir uma potencial disfunção pulmonar de longo prazo após a infecção.

O estudo está na fase 2b/3 e vai avaliar o potencial do composto em 1.034 pacientes idosos ou pessoas com fatores de risco para a covid-19. Em experimentos anteriores, o ABX464 inibiu a replicação do novo coronavírus em culturas celulares do epitélio ciliado dos brônquios, que faz parte do tecido pulmonar, e apresentou segurança clínica e perfil de tolerabilidade.

A ideia, segundo o imunologista Jorge Kalil contou à Veja, coordenador do estudo no país, a ideia é começar a tratar o paciente diagnosticado logo no início da infecção.

remédio começa a ser testado no Brasil contra covis-19
Crédito: Roman Valiev/istockBrasil é autorizado a testar remédio com tripla ação contra covid-19

O ABX464 foi desenvolvido originalmente para tratar doenças inflamatórias graves, como a colite ulcerosa. Agora resta saber se ele também será realmente eficaz contra o coronavírus.

“Na atual situação, sem vacina e sem imunidade em massa contra a covid-19, necessitamos de um tratamento rápido que reduza a gravidade dessa doença”, disse Hartmut Ehrlich, CEO da Abivax, empresa de biotecnologia responsável pelos ensaios clínicos.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Compartilhe: