Vacina contra coronavírus entra em fase de testes a partir de julho em SP

Se confirmada a eficácia do método, vacina será distribuída gratuitamente para Sistema Único de Saúde no primeiro semestre de 2021

Por: Redação

Em meio à retomada econômica no estado de São Paulo, o governador João Doria (PSDB) anunciou nesta quinta-feira, 11, a produção e testes de uma vacina contra o coronavírus.

A parceria, realizada entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech, prevê a disponibilidade da vacina para junho de 2021.

Após o período de testagem, que, na fase 3, submeterá nove mil voluntários, para comprovar a eficácia e segurança do tratamento, dá-se início à transferência da tecnologia para a produção em larga escala pelo Instituto Butantan.

vacina coronavírus
Crédito: FilippoBacci/istockVacina contra coronavírus será submetida a última fase de testes em SP 

Fase final da vacina

Durante a coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, Doria explicou que, se os testes forem bem-sucedidos, a vacina será produzida em larga escala e distribuída gratuitamente para o Sistema de Saúde Único (SUS). “O mundo contabiliza mais de 100 vacinas em desenvolvimento, mas apenas 10 responderam ao tratamento final do combate ao corona. Com estava vacina poderemos imunizar milhões de brasileiros.”

Uma das dez vacinas em estágio avançados na fase de testes no mundo, a CoronaVac apresentou resultados promissores em macacos rhesus. Sua fórmula utiliza pedaços genéticos do SARS-CoV-2 inativado para acionar o sistema imunológico e criar anticorpos antes do contato com o vírus. “Estamos falando de um vírus que abalou o mundo, em que 216 países ainda o enfrentam. Milhares perderam vidas, milhões foram infectadas, e agora temos uma janela da ciência pra acabar com o coronavírus”, destacou Doria.

O período de testes no Brasil deve acontecer a partir de julho. “A esperança é o sonho do homem que trabalha e acredita que todos os problemas têm solução. a esperança nos dá força para lutar por um futuro melhor. Esta vacina é nossa esperança e nossa fé”, enfatizou o governador.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento: