Coronavírus: como fica o cancelamento de reservas em hotéis e resorts?

Como lidar com a reserva de hotéis diante da pandemia do Covid-19?

Adiamentos de viagens são inevitáveis nesse momento tão delicado que estamos vivendo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Muito se fala em adiamento de pacotes de viagens, cruzeiros e passagens aéreas.

Mas e em relação a hotéis e resorts, como fica a situação? E quando a nossa reserva era “não reembolsável”, será que se aplica neste momento?

Crédito: PixabeyComo lidar com a reserva de hotéis diante da pandemia do coronavírus (Covid-19)?

Para tirar essa dúvida, conversei com o advogado Danilo Montemurro, especializado em direito de família e sucessões. Ele aconselha tentar um acordo com o hotel, lembrando que as empresas podem até mesmo quebrar se todos os consumidores exigirem, ao mesmo tempo, esse direito.

“A recomendação é para que o consumidor assuma uma posição razoável em relação aos hotéis, agências de turismo, sites de reserva, etc. O consumidor tem direito ao cancelamento e reembolso do que pagou, mas, recomendo que procure a empresa para negociar”, diz Danilo.



Ele também sugere buscar outras saídas ao cancelamento. “Alternativas como forma de devolução parcelada, crédito em outras viagens, alteração da data, etc., podem ser mais razoáveis para o consumidor e para o fornecedor também”.

Com relação às reservas ‘não reembolsáveis’, Danilo alerta que esse “tipo de cláusula pode até ser exigida em condições normais, mas na situação excepcional que enfrenta o mundo todo essa cláusula é abusiva e, portanto, nula, tendo o direito de cancelar ou remarcar a hospedagem”.

Todas as Mães em Viagem

Em parceria com Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.