Fernando de Noronha permitirá entrada apenas de turista que já teve covid-19

Medida, que já vale a partir do dia 1° de setembro, faz parte de primeira etapa da volta do turismo na ilha

O arquipélago de Fernando de Noronha (PE) vai iniciar o processo de reabertura para o turismo a partir desta terça-feira, 1º de setembro. Numa primeira etapa serão permitidas apenas as visitas de turistas que tiveram diagnóstico da covid-19 e já estão comprovadamente curados.

Para isso, o turista terá que anexar, junto ao pagamento da TPA (Taxa de Preservação Ambiental) –R$ 75,93 por dia–, uma comprovação de que já teve a doença. O procedimento deve ser feito pelo site www.sounoronha.com.

Arquipélago de Fernando de Noronha vai reabrir ao turismo
Créditos: iStock/advjmneto
Arquipélago de Fernando de Noronha vai reabrir ao turismo

Serão aceitos, como comprovante, dois tipos de resultados: O IgG positivo (sorológico), com exame realizado pelos métodos de quimioluminescência, eletroquimioluminescência ou Elisa imunoensaio, com menos de 90 dias da data do embarque; e o RT-PCR positivo (exame de nariz e garganta), com mais de 20 dias da data do embarque. Testes rápidos não serão aceitos.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Fernando de Noronha está fechado ao turismo desde março por conta da pandemia. Até o momento, o  arquipélago registrou 93 casos do novo coronavírus, sendo 42 identificados pelo estudo epidemiológico, que deve ser concluído em 2021. Destes casos, 17 pessoas que testaram positivo, mais três que tiveram contato com elas, vieram do continente, desde a reabertura do aeroporto.

Fernando de Noronha é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil
Créditos: Nachosuch/Istock
Fernando de Noronha é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil

Na semana passada, o governo de Pernambuco também autorizou a retomada do comércio de praia e a reabertura dos museus e espaços de exposições, a partir desta segunda-feira, 31, seguindo novos protocolos de higiene e saúde.