Fátima Bernardes diz que usou remédio eficaz para covid-19 na gravidez

Apresentadora ficou surpresa em saber que remédio que ajudou na formação dos filhos pode salvar os pacientes graves

Fátima Bernardes se surpreendeu no Encontro, da Globo, desta terça-feira, 16, ao saber que a Universidade de Oxford está pesquisando o uso de um remédio para combater os sintomas da covid-19 semelhante ao que a apresentadora tomou durante a gestação dos trigêmeos, Vinícius, Laura e Beatriz.

Fátima Bernardes se mostrou otimista ao saber detalhe de nova medicação para combate ao coronavírus
Créditos: Reprodução/Globo
Fátima Bernardes se mostrou otimista ao saber detalhe de nova medicação para combate ao coronavírus

A jornalista conversava com Michelle Loreto durante o quadro Bem Estar quando a apresentadora contou a novidade.

“Os pesquisadores britânicos divulgaram uma medicação chamada dexametasona, que reduziu em até um terço as mortes de pacientes graves na UTI com ventilação mecânica. É um estudo grande, robusto, feito com milhares de pessoas, que apesar de não ter sido publicado, eles já adiantaram para que os médicos possam ver o que dá pra fazer com esses pacientes graves [de covid-19]”, disse Michele.

A apresentadora ainda disse que a dexametasona é um medicamento barato, à base de corticoide. Neste momento, Fátima contou a curiosidade envolvendo a sua gestação. Segundo ela, a medicação teve efeito positivo na formação dos pulmões dos filhos, algo realmente significante se for comprovado, pois o coronavírus ataca principalmente as vias respiratórias dos infectados.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


“Olha que interessante, me lembrei agora que quando eu estava grávida, eu tomei corticoide no último mês para tentar amadurecer os pulmões dos bebês para que eles nascessem sem grandes dificuldades respiratórias. Talvez, com base em testes assim, que eles tenham chegado à conclusão de que poderia ajudar, né? Que coisa interessante…”, disse ela.

O dexametasona também é usado para alergia e doenças reumáticas. Loreto aproveitou a ocasião para fazer um alerta ao público. “Não é para correr na farmácia e comprar dexametasona, tá? Porque essa medicação surtiu efeito em pacientes graves, que estão na UTI, e utilizando ventilação mecânica. Só os médicos sabem dar a dosagem certa da medicação para aquele paciente”, alertou.