Últimas notícias:

Loading...
EM ALTA

Esqueça do celular e deguste a comidinha vegetariana do Apfel

O Achado Elo da casa é o espaço aconchegante e rústico, que te convida a saborear sem pressa a refeição

Por: Publi
Ouça este conteúdo

Se um dia você estiver no centro de SP e quiser uma refeição caseira e saudável, preparada apenas com ingredientes orgânicos, vale a pena visitar o Apfel. O restaurante serve pratos vegetarianos e requintados nesse mesmo endereço desde 1992. 

Apfel
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO ambiente do Apfel é foi pensado para você desligar o celular e focar no preciso momento da refeição

Comandado por Carlos Beutel, filho de imigrantes poloneses que vieram para o Brasil antes da Segunda Guerra, o Apfel trabalha com um cardápio cheio de delícias que mudam diariamente. Tem até boas opções veganas, sempre sinalizadas com plaquinhas, como uma releitura do tradicional baião de dois. Bem apetitoso!

O interessante é que todas as verduras vêm diretamente do sítio de Beutel em Cotia, o que garante a qualidade dos alimentos. A proposta da casa é justamente promover a conexão do público com a energia da terra.

E o Achado Elo desse lugar convidativo é o ambiente, com seu ar rústico e aconchegante, pensado para que os clientes desliguem os seus celulares e se concentrem em degustar cuidadosamente a comida natural. Nas paredes, quadros e artesanatos transmitem a noção de brasilidade ao mesmo tempo que aludem à vida no centro de SP.

Carlos é apaixonado pelo que faz e, além de marcar presença nas redes sociais da casa, está sempre disposto a trocar um dedinho de prosa com os clientes. Nesses momentos, surgem até novas ideias para os pratos. “Boa parte das informações e das receitas que eu faço são os fregueses que sugerem. Eles sempre falam: faz assim, experimenta colocar isso”, comenta.

Apfel - Achados Elo
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloA comidinha saudável, caseira e vegetariana é o Achado Elo do Apfel

Atualmente, o restaurante funciona no esquema à la carte para os pratos principais. Quem quiser se antecipar, pode acompanhar o Instagram @apfelcentro para descobrir quais iguarias são servidas no dia.

Além disso, você pode comer à vontade as sopas, saladas e sobremesas do buffet – e ainda se servir quantas vezes quiser com o suco do dia. É tudo muito fresquinho!

“Nossas comidinhas são bastante elogiadas, mas algumas fazem muito sucesso, como o varêniki (iguaria judaica que é uma massa com recheio de batata) e o nhoque de beterraba. E posso dizer que o arroz integral, o feijão e a feijoada vegetariana também estão na lista dos preferidos”, comenta Beutel. 

Após o almoço, que tal provar outros doces servidos no café que fica logo na entrada da casa? Você encontra opções como pudim de pão, bolo de banana e cheesecake de goiaba ou morango. Hummm…

Conheça Carlos Beutel

Quando chegou ao Brasil ainda criança, Carlos e sua família foram morar no Bom Retiro – bairro que recebeu centenas de poloneses logo que a guerra na Europa deu seus primeiros sinais.

Ele estudou em uma escola judaica e, no ensino médio, foi para os Estados Unidos concluir a formação. A graduação aconteceu em São Paulo, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco. No entanto, nunca exerceu a profissão. Seu sonho era abrir um negócio.

Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloO restaurante também ganhou uma deliciosa cafeteria!

Ao conhecer o dono de dois restaurantes vegetarianos – um no Pacaembu e outro em Pinheiros –, Beutel decidiu o que fazer. Comprou a unidade Pacaembu e, em 1984, batizou-a como Apfel.

Mas ele ainda não estava totalmente realizado. Queria mesmo empreender no centro de SP, lugar que considera mágico. Assim, em 1992, surgiu o tradicional restaurante no bairro histórico.

Com a mudança, o empreendedor também se transformou em um importante ativista para a recuperação do centro e até comanda um projeto turístico chamado “Caminhada Noturna”, com a proposta de valorizar a região e deixá-la mais segura e atrativa.

Atualmente, o Apfel também conta com uma sede nos Jardins. No entanto, o estabelecimento está temporariamente fechado para o público. Por meio deste link aqui, é possível pedir alguns pratos congelados e marmitas para a semana.

Quer conhecer o Apfel do centro?

A casa está localizada na Rua Dom José de Barros, 99, na República. O horário de funcionamento é de segunda à sábado, das 11h30 às 15h. Também é possível pedir algumas delícias por delivery (para isso, clique aqui).

O restaurante está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!