Últimas notícias:

Loading...

Cafézim mineiro: Tosto Café aposta em quitutes caseiros e muito amor ☕

Trazido do interior de MG, o café Jetiboca é o Achado Elo da cafeteria, junto com os pães, bolos e outras delícias. Tudo muito artesanal e afetuoso!

Por: Publi

A pausa para o cafezinho é um momento sagrado para nós brasileiros. E o pessoal do Tosto Café leva isso muito a sério! A graciosa cafeteria no Ipiranga preserva esse ritual diário ao te convidar para se sentar, tomar uma boa xícara de café, bater um papo gostoso e beliscar quitutes artesanais.

Tosto Café
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloTosto Café faz você voltar no tempo

Com decoração vintage, a cafeteria está instalada em uma simpática casinha tombada pelo patrimônio histórico da cidade, de frente para o Parque da Independência. É óbvio que o próprio Ipiranga contribui com essa viagem nostálgica, afinal era um ponto importante da antiga rota do café no século 19.

O bairro, que ainda conserva os casarões da época de ouro do café, era uma região de parada para os cafeicultores do norte de SP e de Minas Gerais, que escoavam sua produção até o porto de Santos para exportá-la para a Europa e os Estados Unidos.

“Nós queríamos resgatar um pouco dessa história, tanto por meio da decoração – que lembra a época de transição do Brasil Colônia para a República – como por meio desse hábito de se tirar um tempinho do dia para tomar um café. Então, encontramos a casinha do lado do Museu do Ipiranga, que já conta boa parte da história do país, o que fez todo o sentido”, revela o empresário Gabriel Tosto Corrêa, que mantém o negócio ao lado da esposa Nagila Sanches.

Tosto Café
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloNada como separar um tempinho do seu dia para desfrutar dessas delícias, não?

Apesar desse vínculo com SP, a grande musa do Tosto Café é a cultura de Minas Gerais. Uma das preciosidades desse lugar incrível é o Jetiboca, um café vindo de pequenos produtores do interior desse estado. Claro que os grãos mega aromáticos e saborosos, combinados com receitas caseiras de pães, pão de queijo e bolos deliciosos de vó, são os Achados Elo do estabelecimento.

“Conhecemos o Jetiboca por meio de um amigo que foi para Minas e conheceu a família que produz o café. Eu pedi para ele nos colocar em contato, fui visitar a fazenda e conhecer o pessoal. Eles são pequenos produtores e boa gente”, conta Gabriel.

Viagem no tempo

A experiência de provar todas essas delícias nesse ambiente acolhedor é mesmo bem nostálgica. Logo na entrada tem um ambiente super gostoso ao ar livre, com mesinhas e um monte de plantinhas para você se sentir bem à vontade.

Dentro da casa, é praticamente impossível não se deixar contagiar pelo ar vintage do balcão e móveis rústicos de madeira, do cardápio e quadrinhos expostos nas paredes, dos lustres e de um cabideiro com espelho antigo. É muito charme!

Até o cuidado com a embalagem do café Jetiboca e outros produtos vendidos pela casa carregam todo esse estilo. Os grãos são moídos naqueles moedores antigos, embalados no saquinho de papel e costurados à máquina, com todo o capricho do mundo. Dá uma olhada que bacana aqui nos stories da cafeteria.

Quitutim

Como já mencionamos anteriormente, o cardápio do Tosto Café é super acolhedor e tem como principal inspiração receitas caseiras, aquelas que carregam várias emoções e histórias, sabe?

Tosto Café
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloOlha que gracinha essa cafeteria!

“Todas as nossas produções, como os pães e doces, são receitas que fizeram parte das nossas vidas. Os bolos que fazemos, por exemplo, são aqueles bem tradicionais, cenoura com cobertura de chocolate ou fubá. Queremos resgatar as coisas mais simples, como o café coado que nossos avós adoravam”, diz o empresário.

Entre os queridinhos do menu estão: pão vegano de sementes e castanhas, servido na chapa com azeite de alecrim ou manteiga; queijadinha; broa de milho; pão de queijo; beliscão de goiabada (aquele biscoitinho recheado que não podia faltar na casa da vó); e doce de leite.

Tosto Café
Crédito: Gabriel de Moura - Achados EloTosto Café fica no bairro do Ipiranga

Alguns desses quitutes variam diariamente, mas sempre tem aquele combo incrível de café coado, pão na chapa e bolo do dia. E o melhor de tudo é que todas essas delícias têm um precinho mega camarada.

Outro grande sucesso da cafeteria é o iogurte natural com banana na chapa e melado de cana. Ficou com vontade, né? Dá uma olhada aqui nos stories do Tosto Café para encontrar boa parte desses quitutes que mencionamos.

Bom, agora que você já conhece todas essas delícias é só dar um pulinho no Tosto Café, que fica na Rua dos Sorocabanos, 155, no Ipiranga. O espaço funciona de terça a sexta, das 11h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 19h.


Atenção! Por conta da pandemia do novo coronavírus, a casa pode ter seu funcionamento alterado para corresponder às atuais determinações do Plano São Paulo, estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo. Para checar se o estabelecimento está aberto e seu horário de funcionamento mais recente, entre em contato pelo WhatsApp (11) 94523-4104.


O estabelecimento está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos clientes, de acordo com os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Faça também a sua parte! Ao visitar o espaço, lembre-se de usar máscara de proteção e só tirá-la na hora de consumir os alimentos e bebidas. Além disso, higienize bem as mãos com álcool em gel ou água e sabão.

Curtiu essa dica? Então, confira aqui outros Achados Elo imperdíveis em SP!

Compartilhe: