Brasil registra primeiros casos de varíola do macaco em bebês

Por terem um sistema imune com defesa limitada, os bebês fazem parte do grupo de risco para a doença

O Brasil confirmou pelo menos dois casos de bebês com varíola do macaco (monkeypox). Um deles é de uma criança de 10 meses de São Paulo, que apresentou o início dos sintomas no dia 11 de agosto. O outro é de um bebê de 60 dias que testou positivo na Bahia.

De acordo com apuração do jornal O Globo, o bebê de São Paulo reside na capital, é do sexo masculino e está clinicamente estável e sem sinais de agravamento. Sobre o bebê da Bahia, não informações.

Os casos chamam atenção porque infecções em crianças, especialmente em bebês, são raras e também preocupantes, já que eles têm um sistema imune com defesa limitada e por isso fazem parte do grupo de risco.

Brasil tem dois casos de varíola do macaco em bebês
Créditos: eggeeggjiew/istock
Brasil tem dois casos de varíola do macaco em bebês

A maioria dos casos até agora no mundo todo está concentrada entre homens que fazem sexo com outros homens. A transmissão tem acontecido principalmente a partir do contato sexual. Isso, no entanto, não quer dizer que outras pessoas não estejam sujeitas à infecção.

Qualquer um que tenha contato com outra pessoa com o vírus também pode adquirir a doença. O vírus pode se espalhar por meio de qualquer contato físico próximo, especialmente pele a pele e também por meio de gotículas respiratórias e através do contato com roupas de cama contaminadas, por exemplo.

Sintomas da varíola do macaco

Os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.

Geralmente, a doença começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como dores musculares, de cabeça e calafrios, além de inchaço dos gânglios linfáticos. Depois, a infecção progride e começa a aparecer erupção cutânea que se espalha para o rosto e o corpo.