Últimas notícias:

Loading...

São Paulo tem transmissão local de varíola do macaco

Brasil já tem 11 casos confirmados da doença; veja os sintomas e a forma de transmissão

Por: Redação

O Ministério da Saúde confirmou na quinta-feira, 23, três casos de transmissão local de varíola dos macacos (monkeypox) no estado de São Paulo. Os pacientes são homens entre 24 e 37 anos que não viajaram recentemente para países onde o vírus circula.

Os três casos estão isolados, com quadro clínico estável e sendo monitorados pelas Secretarias da Saúde do estado e do município.

dna varíola do macaco
Crédito: BlackJack3D/istockSão Paulo tem transmissão local de varíola do macaco, segundo o Ministério da Saúde

Varíola do macaco no mundo

O atual surto de varíola do macaco é o maior fora da África. Já são mais de 3.500 infectados, segundo dados do Global health Monkeypox, iniciativa que monitora os casos no mundo.

No Brasil, já são 11 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde.  São sete casos em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro.

Como é transmitida a varíola do macaco?

Basicamente, a varíola do macaco é transmitida quando alguém tem contato próximo com uma pessoa infectada.

O vírus tem algumas portas de entrada conhecidas; são elas: lesões na pele, olhos, nariz e boca.

Portanto, a transmissão pode ocorrer a partir do contato direto com as bolhas na pele, caraterísticas da doença, pela tosse ou espirro de pessoas infectadas e também pelo contato com roupas de cama com fluidos contaminados.

Sintomas da varíola do macaco

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, os sintomas da varíola do macaco são semelhantes, mas mais leves do que os sintomas da varíola. Eles geralmente incluem febre, calafrios, erupção cutânea, além de inchaço dos gânglios linfáticos.

varíola
Crédito: Berkay Ataseven/istockDoença é caracteriza pelas bolhas na pele

A erupção associada à varíola do macaco pode ser confundida com outras doenças, como por exemplo, sífilis secundária, herpes e varicela-zóster.

O período de incubação (tempo desde a infecção até os sintomas) da varíola do macaco é geralmente de 7 a 14 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

Compartilhe:

Tags: #Doença
?>