Últimas notícias:

Loading...

5 coisas que intrigam no atual surto de hepatite em crianças

Casos da doença de origem misteriosa continuam a aparecer, enquanto especialistas em saúde tentam entender o que está acontecendo

Por: Redação

Nas últimas três semanas, vários casos de hepatite aguda ou inflamação hepática de origem desconhecida foram relatados em crianças em mais de 20 países. O que se sabe até agora sobre o surto ainda deixa muitas perguntas e questões no ar que intrigam os especialistas.

A hepatite aguda é a inflamação do fígado, medida pelos níveis de uma enzima chamada SGPT que é liberada quando o órgão sofre algum dano.  A doença aguda é como a febre. Pode ser causada por vários motivos, mas é mais comumente desencadeada por infecção por hepatite A, B, C, D ou E.

O que intriga 1

Chama atenção que no atual surto, até agora, nenhuma criança apresentou os vírus típicos da hepatite.

As biópsias dessas crianças estão sendo estudadas para procurar os vírus menos comuns, mas por enquanto acredita-se que essa série de casos seja causada por um adenovírus encontrado nas amostras de cerca de 70 desses pacientes. Essa é a hipótese mais forte.

hepatite
Crédito: Shidlovski/istockVárias perguntas sobre o atual surto de hepatite seguem ainda sem respostas

O que intriga 2

Porém o adenovírus, que é um família de vírus comum e que geralmente causa resfriado, dificilmente leva à hepatite, muito menos em se tratando de crianças saudáveis, que é o que vem acontecendo.

O que intriga 3

E o que mais impressiona é que algumas dessas crianças precisaram de transplante de fígado. Pelo menos 17 delas recorreram a um órgão novo e uma morreu da doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O que intriga 4

Outro fato que tem chamado atenção é com relação aos sintomas, que tem sido um pouco diferentes.

As crianças primeiro têm apresentado diarreia, depois desenvolveram cansaço, náuseas e vômitos. Os casos habituais de hepatite não surgem com diarreia; geralmente as queixas são náuseas, dor abdominal e perda de apetite.

hepatite
Crédito: Getty Images/iStockphotoBrasil tem sete casos suspeitos de hepatite em investigação

O que intriga 5

Outra curiosidade observada no surto é que a doença parece estar afetando mais as crianças menores de cinco anos do que outras e são elas que parecem estar desenvolvendo doença grave.

A infecção comum da hepatite A geralmente não afeta essa faixa etária porque eles recebem anticorpos da mãe.

Como prevenir hepatite?

Enquanto os inúmeros questionamentos ainda seguem sem respostas, é preciso se atentar às formas de prevenção. Uma das mais simples e que também ajuda a evitar outras doenças é a higienização das mãos, especialmente antes e depois das refeições.

Também é importante cobrir a boca ao tossir ou espirrar.

Veja nos links abaixo os sintomas para se atentar:

Compartilhe:

Tags: #Doença