Exame de sangue de pacientes pode prever a gravidade da covid-19
Segundo pesquisa, a análise poderia identificar até os pacientes com mais probabilidade de precisar de um ventilador mecânico
Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, sugere que o resultado do exame de sangue de um paciente com covid-19 pode dar pistas sobre a gravidade da doença. Segundo os pesquisadores, a análise poderia identificar aqueles com maior probabilidade de precisar de um ventilador mecânico para respirar e, portanto, ajudar a médicos a tomar ações que minimizem o risco de morte dos pacientes.
Essa previsão de piora no quadro é possível graças aos níveis de uma citocina específica encontrada no sangue após o diagnóstico de covid-19.
As citocinas – proteínas produzidas pelas células imunológicas – são responsáveis por reações exageradas graves do sistema imunológico, conhecidas como tempestades de citocinas. Esse fenômeno explica boa parte das mortes de pacientes internados.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
“A resposta imune que descobrimos para prever falta de ar grave na covid-19 é conhecida em outras doenças pulmonares por causar danos. Portanto, isso pode levar a uma nova maneira de prevenir a insuficiência respiratória em indivíduos infectados com o novo coronavírus, inibindo essa citocina imune ”, explicou o pesquisador Bill Petri, da Divisão de Doenças Infecciosas e Saúde Internacional da Universidade da Virgínia e um dos autores do estudo.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
- 4 dicas essenciais para um bom home office
- 3 motivos para curtir a sua própria companhia
- 5 coisas para fazer quando a ansiedade bater
- 4 dicas de autocuidado com a saúde mental
- 3 tipos de meditação para dormir melhor
- Receitas de doces e salgados para você testar
- Cursos e plataformas online para estudar
- Agenda de lives para dançar e cantar no quarto
Como foi realizado o estudo?
A análise foi feita em 57 pacientes com covid-19 que precisaram da ajuda de ventilador para respirar. O sangue dessas pessoas foi comparado com amostras de outros pacientes em estado menos grave.
Agora, a equipe planeja testar a descoberta em um modelo antes de considerar um ensaio clínico. O estudo não foi revisado por pares e, portanto, é considerado preliminar.