CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

OMS anuncia que vai retomar testes com cloroquina contra o coronavírus

Mudança de posicionamento da entidade ocorre após estudo que questionava segurança da droga ser colocado em dúvida

Por: Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira, 3, que vai retomar os testes com a cloroquina e hidroxicloroquina contra o novo coronavírus.

O anúncio acontece após a entidade ter suspendido, por questão de segurança, um ensaio clínico que usava as drogas. A decisão anterior levou em consideração o maior estudo sobre a cloroquina que ligava a medicação a um risco maior de morte.

A mudança de posicionamento da OMS anunciada hoje tem uma explicação. Acontece que agora a revista científica “The Lancet“, que divulgou o estudo, publicou uma nota de preocupação em que coloca em dúvida algumas questões do trabalho. A publicação afirmou ainda que está sendo feita uma auditoria independente dos dados utilizados na pesquisa.

cloroquina
Crédito: Brasil2/istockOMS anuncia que vai retomar os testes com cloroquina

#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


O estudo em questão, publicado no dia 22 de maio na revista científica, foi feito 96 mil pacientes hospitalizados e apontava que o medicamento não só não seria benéfico para os doentes com covid-19, como também poderia causar uma piora cardíaca, levando-os a óbito.

Ao anunciar a retomada dos testes, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o grupo coordenado pela entidade decidiu continuar a pesquisa com as drogas, com base nas informações sobre mortalidade apontadas. “Os membros do comitê decidiram que não há motivo para modificar o protocolo do ensaio”, disse.

Essa mudança não significa que a OMS passou a recomendar a cloroquina ou a hidroxicloroquina, apenas que vai continuar testando para chegar a uma conclusão sobre sua eficácia. Vale dizer que ainda não existe nenhum remédio para o coronavírus com comprovação científica.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.