Últimas notícias:

Loading...

OMS confirma 80 casos de varíola do macaco no mundo; veja os países

Doença que não era comum na Europa está se espalhando muito rapidamente, sem as autoridades entenderem o que mudou

Por: Redação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira, 20, que os casos de varíola do macaco chegam a 80 em 11 países. São eles:  Reino Unido, Portugal, Espanha, Suécia, Itália, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Bélgica, França e Austrália. Mais 50 casos suspeitos estão em investigação.

Em comunicado, a OMS informou ainda que está ” trabalhando com os países afetados e outros para expandir a vigilância da doença para encontrar e apoiar as pessoas que podem ser afetadas e fornecer orientações sobre como gerenciar a doença”.

varíola do macaco
Crédito: Science Photo LibraryAinda não se sabe como o vírus, que não se espalha tão facilmente, está sendo transmitido com rapidez

O que chama atenção nos casos registrados é que todos, exceto um, não estão vinculados a viagens para países endêmicos.

Além disso, muitos foram detectados por meio de serviços de saúde sexual e estão entre homens que fazem sexo com homens.

Também suspeita-se que a transmissão possa estar acontecendo há algum tempo, pois os casos estão geograficamente dispersos pela Europa e também na América do Norte.

Segundo Hans Kluge, diretor regional da agência da ONU para a Europa, a maioria dos casos é até agora leve e as pessoas se recuperam em poucas semanas sem tratamento.

“No entanto, a doença pode ser mais grave, especialmente em crianças pequenas, mulheres grávidas e indivíduos imunocomprometidos”, disse

varíola dos macacos
Crédito: BRIAN W.J. MAHY/CDCErupção cutânea é o principal sinal característico da varíola do macaco

Sintomas da varíola do macaco

Os sintomas da varíola dos macacos são semelhantes, mas mais leves do que os da varíola. A infecção geralmente começa com sintomas parecidos com os da gripe, como febre, dor muscular e linfonodos inchados antes de causar uma erupções na pele do rosto e do corpo todo. Essas bolhas são dolorosas e cheias de líquido.

O que é a varíola do macaco e como é transmitida?

O vírus da varíola do macaco está relacionado ao vírus da varíola, uma doença que foi declarada erradicada em 1980.

Esse vírus foi isolado pela primeira vez na década de 70, na República Democrática do Congo, e aparecia esporadicamente na Europa e nos EUA, associado a viagens ao continente africano.

O vírus da varíola do macaco é transmitido entre humanos durante o contato próximo – através de lesões cutâneas infectadas, gotículas exaladas ou através do contato com materiais contaminados, como roupas de cama.

De acordo com o diretor regional da agência da ONU para a Europa, lavagem das mãos, bem como outras medidas adotadas durante a pandemia de covid-19, podem ajudar a reduzir a transmissão.

Compartilhe:

Tags: #Doença
?>