Turista italiano morre com varíola do macaco em Cuba

Homem estava hospitalizado desde o dia 18, tratando os sintomas

Um turista italiano, que foi o primeiro caso de varíola do macaco registrado em Cuba, morreu no domingo, 21. Segundo o Ministério da Saúde do país, o paciente estava instável e seu quadro piorou rapidamente para o estado crítico.

O homem de 50 anos chegou a Cuba em 15 de agosto e foi hospitalizado três dias depois, segundo o comunicado.

Turista italiano morre com varíola dos macacos em Cuba
Créditos: LumerB/istock
Turista italiano morre com varíola dos macacos em Cuba

Ainda segundo as autoridades cubanas, a causa da morte foi sepse devido a broncopneumonia causada por um germe não especificado e danos em múltiplos órgãos.

Sintomas da varíola do macaco

Casos de morte ligados à varíola do macaco são raros e mais de 99% dos pacientes infectados se recuperam bem. A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Não há tratamento específico para o vírus, apenas o tratamento suporte para os sintomas, como a dor.

No Brasil, houve apenas um óbito relacionado à doença. O caso foi de um homem de 41 anos, que morreu em Belo Horizonte (MG).

Alguns grupos, como crianças menores de oito anos, pacientes com sistema imunológico comprometido, indivíduos com histórico de doenças inflamatórias de pele, gestantes e lactantes, correm um risco maior de desenvolver complicações mais graves.

Entre os principais sintomas da doença estão:

  •  febre
  • inchaço dos linfonodos
  • desenvolvimento de lesões
  • dor de cabeça e dores no corpo
  • dor nas costas
  • calafrios
  • cansaço

Como ocorre  transmissão?

O surto atual é preocupante porque não é típico de surtos anteriores. Estudos estão em andamento para entender melhor a epidemiologia, fontes de infecção e padrões de transmissão. Ainda não está claro, por exemplo, se a varíola do macaco pode ser transmitida por via sexual. Estudos são necessários para entender melhor esse risco.

Mas o que se sabe até agora é que o vírus da doença é transmitido por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.

O período de incubação do vírus (momento da exposição até o surgimento dos primeiros sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.