20 sintomas de alerta que podem indicar um câncer

Saber ouvir o que o corpo fala pode ajudar a detectar um câncer em um estágio inicial

Existem muitos tipos diferentes de câncer, que podem se desenvolver em praticamente qualquer parte do corpo, incluindo órgãos internos, pele, tecidos, sangue e sistema linfático. Cada tipo de câncer pode apresentar características e sintomas específicos.

Esses sintomas podem variar significativamente dependendo do tipo de câncer, sua localização no corpo, estágio de desenvolvimento e outros fatores. 

A Cancer Research UK listou 20 sinais de alerta de câncer que devem justificam uma consulta médica.

Fadiga é um dos sintomas gerais que podem afetar uma pessoa com câncer
Créditos: masterwilu/Deposit Photos
Fadiga é um dos sintomas gerais que podem afetar uma pessoa com câncer

Sintomas comuns que podem indicar a presença de câncer

Suores noturnos muito intensos ou febre

Pode haver vários motivos para suar ou ter temperatura elevada à noite, incluindo clima, infecções ou medicamentos. Também é comum em mulheres na menopausa.

Mas a Cancer Research UK orienta falar com o seu médico se você tiver suores noturnos muito fortes e intensos ou uma febre inexplicável.

Fadiga

Novamente, há muitos motivos pelos quais você pode se sentir mais cansado do que o normal, principalmente se estiver passando por um evento estressante ou com problemas para dormir.

No entanto, se você se sente cansado o tempo todo ou sem motivo claro, pode ser um sinal de que algo está errado. 

Sangramento ou hematomas inexplicáveis

Sangramento ou hematomas inexplicáveis, quando você não se machucou, merece atenção.

Isso inclui sangue no cocô ou no xixi, bem como vômito ou tosse com sangue. Também inclui qualquer sangramento vaginal inexplicável entre os períodos, após o sexo ou após a menopausa.

Não importa a quantidade de sangue ou a cor (o sangue pode ser vermelho ou uma cor mais escura, como marrom ou preto).

Dor inexplicável

À medida que envelhecemos, é mais comum sentirmos dores. Dor inexplicável ou persistente em qualquer parte do corpo, entretanto, pode ser um sinal de algo mais sério.

Perda de peso inexplicável

Pequenas flutuações de peso ao longo do tempo são normais, mas se você perdeu uma quantidade notável de peso sem tentar, informe o seu médico.

Nódulo ou inchaço incomum em qualquer lugar

Nódulos ou inchaço persistentes em qualquer parte do corpo devem ser levados a sério. Isso inclui qualquer caroço no pescoço, axila, estômago, virilha, peito, peito ou testículo.

Nódulo na garganta ou em qualquer outra parte do corpo merece investigação
Créditos: Dimaberlin/Deposit Photos
Nódulo na garganta ou em qualquer outra parte do corpo merece investigação

Dificuldade em engolir ou úlceras na boca que não cicatrizam

A Cancer Research UK recomenda conversar com seu médico se você estiver tendo dificuldade para engolir e o problema não desaparecer.

E acrescenta: “É comum ter úlceras (pequenas feridas) na boca quando você está um pouco cansado – elas geralmente melhoram em cerca de duas semanas”.

“Mas você deve relatar ao seu médico ou dentista uma úlcera ou mancha vermelha ou branca que não cicatriza após três semanas.”

Inchaço persistente

É bastante comum sentir uma barriga inchada que vai e vem de vez em quando. Mas se você se sentir inchado regularmente na maioria dos dias, é importante marcar uma consulta para saber as causas.

Azia ou indigestão persistente

É normal sentir um leve desconforto ou dor às vezes depois de comer uma refeição grande, gordurosa ou picante. Mas se você tiver muita azia ou indigestão, ou se for particularmente dolorosa, vale uma investigação.

Perda de apetite

Alguns tipos de câncer podem produzir substâncias que suprimem o apetite ou afetam o metabolismo, levando à perda de peso e apetite. Por exemplo, certos tumores podem liberar citocinas ou hormônios que afetam negativamente a regulação do apetite.

Voz rouca ou rouquidão

Ter uma voz rouca ou sentir-se rouco pode ser típico de um resfriado. Mas uma rouquidão que não desapareceu deve ser verificada.

Falta de ar

A falta de ar, conhecida como dispneia, pode ser um sintoma de câncer em algumas situações, especialmente quando o câncer afeta órgãos vitais próximos ao sistema respiratório.

Tosse persistente

É claro que há inúmeras condições menos sérias que podem causar tosse, mas a tosse persistente também pode ser um sintoma comum do câncer de pulmão, especialmente em estágios avançados da doença.

Tosse persistente pode ser sinal de câncer de pulmão
Créditos: Charday Penn/istock
Tosse persistente pode ser sinal de câncer de pulmão

Problemas para fazer xixi

A instituição de caridade explica: “Os problemas para fazer xixi podem incluir a necessidade de ir com mais frequência ou urgência, sentir dor ao fazer xixi ou não conseguir urinar quando necessário”.

Alterações intestinais

Uma mudança nos hábitos intestinais pode incluir prisão de ventre, cocô mais solto ou cocô com mais frequência.

Sangue no cocô ou xixi

Fale com o seu médico se notar sangue nas fezes ou no xixi, no papel higiênico ou no vaso sanitário.

Ferida que não cicatriza

A pele se regenera muito rapidamente e qualquer dano geralmente cicatriza em cerca de uma semana.

No entanto, manchas, verruga ou ferida que não cicatriza, mesmo que seja indolor, merecem atenção.

Mudanças na pele

Qualquer alteração incomum em uma área da pele ou unha, seja uma alteração nova ou já existente há algum tempo, deve ser verificada pelo seu médico.