As principais notícias de 23 de março sobre o coronavírus no Brasil e no mundo
Perdeu alguma coisa? A gente te conta
É necessário estar cada vez mais bem informado a respeito da pandemia do novo coronavírus que assola o Brasil e o mundo. O momento é de cautela, de isolamento social e muita higiene, justamente para que não aconteça no nosso país o que está acontecendo na Europa, por exemplo.
Abaixo, listamos as principais notícias desta segunda-feira, 23 de março, para você ficar por dentro de tudo o que aconteceu:
- O Brasil amanheceu com uma medida provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em que ele permitia a empresários que suspendessem contratos de trabalho e salários por até quatro meses durante o período de calamidade pública;
- Ao longo do dia, a internet se mobilizou fortemente contra a medida do presidente, e chegou a colocar nos trending topics do Twitter a hashtag #BolsonaroGenocida. Após o apelo popular, Bolsonaro revogou sua própria MP.
- Brasil chega a 34 mortes por coronavírus e 1.891 casos confirmados. O Ministério da Saúde disse que espera distribuir 5 milhões de novos testes para todo o país ainda nesta semana.
- Governadores superam Bolsonaro em pesquisa sobre atuação contra coronavírus. Bolsonaro tem aprovação de 35% da população quando questionada sobre a gestão da pandemia. Já os governadores tem avaliação ‘ótima’ ou ‘boa’ para 54%.
- A OMS deu novas orientações de como cuidar da saúde mental durante a pandemia. Entidade possui um guia com orientações que ajudam aliviar a pressão psicológica de idosos, crianças, profissionais da saúde e população em geral.
- Homem com coronavírus que foi ao casamento da irmã de Pugliesi é investigado. Carlos Henrique do Vale Vieira é suspeito de saber que poderia estar com covid-19 e mesmo assim não tomar medida de isolamento.
- O Twitter precisou remover posts do ministro Ricardo Salles e do senador Flávio Bolsonaro, pois se tratavam de fake news sobre coronavírus. Twitter concluiu que mensagens violavam regras de uso e poderiam contribuir para aumentar o risco de contaminação do coronavírus.
- Como lidar com a comida em tempos de quarentena? O período de isolamento físico demandará muito cuidado e atenção, especialmente daqueles que apresentam tendência a praticar o comer emocional.
- Luisa Mell confirma diagnóstico de coronavírus. Ativista ambiental relatou dor forte no peito, e disse que marido está internado.
- Roberto Justus indigna web com discurso absurdo sobre coronavírus. O empresário considerou a covid-19 uma ‘gripezinha’ e diz que isolamento social é pior para economia do que as mortes geradas pela pandemia.
- Itália ultrapassa 6 mil mortos por coronavírus; 602 novos casos em 24h. O número de mortos no país europeu, desde o primeiro caso registrado, chegou em 6.077.
- David Uip é diagnosticado com coronavírus e João Doria faz exame. “Vitamina C não tem nenhuma função nessa situação, não perca tempo com isso”, explica o médico.
- Ministro do STF suspende cortes no Bolsa Família em meio à crise da pandemia. Além da suspensão, STF pede que a União justifique concentração de cortes na região Nordeste.
- Olavo de Carvalho mente descaradamente: ‘não há mortes por coronavírus’. Guru do presidente Jair Bolsonaro fez afirmações absurdas e surreais em vídeo.
- Campanha arrecada doações para moradores de favelas do Rio. A ONG Voz das Comunidades criou a “Pandemia com Empatia”, que pretende arrecadar materiais de higiene para famílias mais vulneráveis.
- Presidente da Câmara admite corte de salário de parlamentares. Rodrigo Maia também disse que verbas dos Fundos Eleitoral e Partidário podem ser utilizadas para o combate à Covid-19.
- Hackers atacam OMS em meio à pandemia de coronavírus. Os motivos dos ataques não são claros. Agências da ONU, entre elas a OMS, são alvo regular de campanhas de espionagem digital.
- Idosos que moram em comunidades do Rio podem ir para isolamento em hotéis. A ideia é que eles fiquem isolados em estabelecimentos que estão vazios por conta da pandemia.