Ervas da Ayurveda que ajudam a perder gordura da barriga

A antiga prática medicinal do Ayurveda oferece remédios naturais que podem melhorar o metabolismo, corrigir problemas hormonais e ajudar a reduzir gordura

Teimosa e perigosa, a gordura da barriga aumenta o risco de inúmeras doenças crônicas. Mudanças no estilo de vida são fundamentais para quem quer perder alguns centímetros de circuferência abdominal, mas algumas ervas da Ayurveda podem ajudar.

A Ayurveda é um sistema de medicina originário da Índia, com uma história que remonta a milhares de anos.

A palavra “Ayurveda” vem do sânscrito e significa “ciência da vida” ou “conhecimento da vida”.

Essa antiga prática medicinal é baseada em uma abordagem holística da saúde.

Ela visa equilibrar o corpo, a mente e o espírito para promover o bem-estar e prevenir doenças.

Gordura da barriga

A gordura da barriga, também conhecida como gordura abdominal ou visceral, refere-se ao acúmulo de tecido adiposo na região abdominal.

Essa gordura é mais do que apenas uma preocupação estética, pois está associada a um maior risco de desenvolver uma série de problemas de saúde.

Isso inclui doenças cardíacas, diabetes tipo 2, pressão alta e até mesmo certos tipos de câncer.

Existem dois tipos principais de gordura abdominal:

  • a gordura subcutânea, que fica logo abaixo da pele;
  • e a gordura visceral, que envolve os órgãos internos, como o fígado, os rins e o pâncreas.

É a gordura visceral que apresenta maior risco para a saúde, pois pode liberar substâncias inflamatórias que afetam negativamente o funcionamento dos órgãos e dos sistemas do corpo.

A gordura barriga pode aumentar o risco de várias doenças
Créditos: VioletaStoimenova/istock
A gordura barriga pode aumentar o risco de várias doenças

Como as ervas podem ajudar a reduzir a gordura da barriga?

Gengibre

Amplamente reconhecido pelos seus benefícios digestivos, o gengibre estimula as enzimas gástricas, acelera o esvaziamento do estômago e reduz a sensação de fome, contribuindo para uma cintura mais fina.

Cúrcuma 

Com suas potentes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a cúrcuma combate a inflamação, que está intimamente ligada ao ganho de peso, principalmente ao redor do abdômen.

Feno-grego

Possui uma capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue e melhorar a sensibilidade à insulina.

Dessa forma, o feno-grego ajuda a prevenir picos de glicose no sangue, reduzindo assim os desejos por comida e promovendo a perda de gordura.

Canela

Esta especiaria aromática regula os níveis de açúcar no sangue, aumenta a sensibilidade à insulina e pode reduzir o acúmulo de gordura na barriga, tornando-a uma aliada valiosa no controle de peso.

Alcaçuz 

A raiz de alcaçuz contém compostos que podem ajudar a reduzir a massa gorda corporal e a circunferência da cintura, tornando-a uma adição valiosa a qualquer regime de perda de peso.

Só as ervas não fazem milagre

Apesar desses benefícios das ervas, elas não soluções isoladas. para a perda de gordura. E também há poucas evidências científicas que provam que o uso delas, quando usadas sozinhas, reduzem gordura abdominal.

Para ter o efeito desejado é necessário combiná-las com uma dieta saudável e atividade física regular. 

Mas cuidado, pois  algumas ervas podem interagir com medicamentos ou ter efeitos colaterais adversos.

Por isso é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação de ervas, especialmente se você tiver condições médicas pré-existentes.