Europa tem morte de criança que tratava forma aguda de hepatite

O caso está ligado a um tipo de hepatite de origem desconhecida que já foi relatado em pelo menos 20 países

12/05/2022 08:51

Uma criança irlandesa que estava em tratamento no hospital contra a forma aguda de hepatite morreu, segundo informaram as autoridades de saúde do país. Uma segunda criança recebeu um transplante de fígado e se recupera.

Ambos os casos estão ligados a um tipo de hepatite de origem desconhecida que está sendo relatado em várias partes do mundo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há pelo menos menos 348 prováveis casos da doença em 20 países.

Irlanda informa morte de criança que tratava hepatite aguda
Irlanda informa morte de criança que tratava hepatite aguda - Image Source/istock

O Reino Unido foi o primeiro país a notificar os casos no início de abril. Chamava atenção o fato de hepatite aguda não ser comum em crianças previamente saudáveis, como vinha acontecendo.

A hepatite é uma inflamação do tecido do fígado e existem vários tipos diferentes da doença, incluindo hepatite A, B, C, D e E. No entanto, esta forma aguda de hepatite é de origem desconhecida, já que nenhum caso até agora deu positivo para os vírus típicos da doença.

Qual a possível explicação para o surto?

A hipótese mais forte até agora é que os casos possam estar ligados ao adenovírus do tipo 41, comumente associado a resfriados, mas que também pode causar pneumonia, diarreia e conjuntivite.

Uma mutação do adenovírus é uma das principais suspeitas de estar causando o surto de hepatite
Uma mutação do adenovírus é uma das principais suspeitas de estar causando o surto de hepatite - wildpixel/istock

Esse vírus, segundo a OMS, foi detectado em pelo menos 74 crianças com a doença. Mas há muitas outras linhas de investigação, incluindo a infecção por coronavírus, que não foram descartadas. Veja outras teorias para o surto de hepatite aqui.

Sintomas

A maioria das crianças com a doença tem menos de cinco anos. Os primeiros sintomas geralmente incluem diarreia seguida de icterícia.

Outro sintoma importante de hepatite aguda é a dor intensa quando o abdômen é tocado. Essa sensibilidade é sentida na parte superior direita, que é onde o fígado está localizado.

De acordo com a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA), os sintomas de inflamação no fígado mais observados em crianças até agora foram:

Icterícia (71%)
Vômitos (63%)
Fezes pálidas (50%)
Diarreia (45%)
Náusea (31%)
Dor abdominal (42%)
Letargia (cansaço) (50%)
Febre (31%)
Sintomas respiratórios (19%)