OMS: pacientes graves podem transmitir coronavírus por até 3 semanas

Em pacientes com sintomas leves ou moderados, esse período é menor, segundo a chefe técnica da OMS

Por: Redação

Pessoas que contraem a forma mais grave da covid-19 podem transmitir o vírus por mais tempo, segundo informou nesta quarta-feira, 29, a epidemiologista e chefe do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove. Essa janela de transmissão seria de até 3 semanas após o início dos sintomas, enquanto que, em pacientes com sintomas leves ou moderados, esse período é de até nove dias.

“Estamos usando essa informação para saber por quanto tempo alguém precisa ser isolado, para prevenir a transmissão para outros”, afirmou durante  uma live para o público geral.

Maria van Kerkhove
Crédito: Reprodução/OMSMaria van Kerkhove diz que pacientes graves podem transmitir coronavírus por até 3 semanas

Saber dessa informação é importante porque o teste PCR pode seguir dando positivo por um longo período, porém, isso não significa necessariamente que a pessoa está transmitindo o vírus. Depois de um certo tempo, a carga viral do doente já não é capaz de infectar outra pessoa saudável.

A espacialista da OMS ainda reforçou que os assintóticos, pessoas que não apresentam sintomas, podem passar o vírus para frente, e por isso é essencial manter as medidas de isolamento social para evitar a circulação do novo coronavírus.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Sintomas

Além de febre, falta de ar e tosse, a Organização Mundial da Saúde (OMS) cita os seguintes sinais observados em pacientes com o novo coronavírus:

  • Dor de cabeça que não melhora com os analgésicos comuns
  • Congestão nasal
  • Dor de garganta
  • Diarreia
  • Perda de paladar ou olfato
  • Náuseas
  • Calafrios

Vale reforçar que o aparecimento de um ou mais sintomas considerados incomuns de covid-19 não sustentam um caso como sendo suspeito, já que inúmeras outras doenças podem estar relacionadas a essas manifestações.

Quando buscar ajuda médica?

Se você tem sintomas leves, como tosse ou febre leve, geralmente não é necessário procurar atendimento médico. A recomendação do Ministério da Saúde é isolar-se em casa e observar os sintomas.

Se ficar na dúvida, é valido fazer uma consulta médica a distância. A plataforma Missão Covid reúne médicos que atendem gratuitamente orientando casos suspeitos de coronavírus. (Acesse aqui)

No entanto, se os sintomas persistirem e houver dificuldades de respirar ou dor no peito, é necessário buscar ajuda médica. Quando for ao centro de saúde, use uma máscara, fique a pelo menos um metro de distância de outras pessoas e não toque nas superfícies com as mãos.

Compartilhe: