Varíola dos macacos é ligada a danos neurológicos, aponta estudo
Pesquisadores observaram e complicações neurológicas graves, como encefalite e convulsões em alguns pacientes
A infecção causada pelo vírus da varíola dos macacos (monkeypox) pode provocar inflamação no cérebro e danos neurológicos. A descoberta é de pesquisadores de várias instituições de saúde do Reino Unido.
O estudo publicado na revista científica eClinicalMedicine levou em consideração relatos anteriores de complicações neurológicas em pessoas que tiveram a doença e buscou entender se o vírus era capaz de provocar esse danos.
A pesquisa demonstrou que de 2% a 3% das pessoas com varíola dos macacos desenvolveu sérios problemas neurológicos, incluindo encefalite, que é uma inflamação do cérebro conhecida por causar confusão e convulsões.
- AVC: sintomas incomuns que podem indicar um perigo imediato
- Sabina abre programação de férias no dia 7 com diversas atrações
- Como reduzir o colesterol ruim e prevenir doenças crônicas
- Ano novo, vida nova: quais práticas adotar para ter mais saúde e bem-estar
Embora isso tenha sido observado em uma proporção pequena de pessoas, os cientistas dizem são casos suficientes para despertar uma preocupação.
O estudo também descobriu que dores musculares, fadiga, dor de cabeça, ansiedade e depressão eram relativamente comuns entre os pacientes com varíola dos macacos.
Os médicos disseram que ainda não há evidências suficientes para estimar quão comuns seriam os problemas cerebrais no atual surto, já que alguns casos eram de pacientes que tiveram a doença anos antes.