Brasil tem primeiro caso de varíola dos macacos em cachorro
Esse é o terceiro relato de transmissão da doença do ser humano para animais domésticos no mundo
O Brasil registrou o primeiro caso de varíola dos macacos em cachorro. O diagnóstico foi feito em um filhote de 5 meses em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Esse é o terceiro relato de transmissão da doença do ser humano para animais domésticos que se tem conhecimento no mundo. O primeiro foi na França e o segundo nos EUA.
Em nota, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que o animal contraiu a doença de seu tutor. O dono do bicho teve os primeiros sintomas da varíola dos macacos em 3 de agosto e realizou o teste no dia 8 de agosto.
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
- 7 legumes que ajudam a controlar o diabetes
A confirmação da doença no cão foi comunicada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CIEVS Minas) após resultado positivo de exame de biologia molecular (qPCR).
O tutor e o cão estão isolados em casa e passam bem, conforme informação da Regional de Saúde.
Transmissão da varíola dos macacos
O que se sabe até agora é que o vírus monkeypox é transmitido por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.
Ainda não está claro se macaco pode ser transmitida por via sexual, mas a maioria das transmissões acontecem durante o contato sexual pele a pele.
O período de incubação do vírus (momento da exposição até o surgimento dos primeiros sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.