CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

Exame de sangue de pacientes pode prever a gravidade da covid-19

Segundo pesquisa, a análise poderia identificar até os pacientes com mais probabilidade de precisar de um ventilador mecânico

Por: Redação

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, sugere que o resultado do exame de sangue de um paciente com covid-19 pode dar pistas sobre a gravidade da doença. Segundo os pesquisadores, a análise poderia identificar aqueles com maior probabilidade de precisar de um ventilador mecânico para respirar e, portanto, ajudar a médicos a tomar ações que minimizem o risco de morte dos pacientes.

Essa previsão de piora no quadro é possível graças aos níveis de uma citocina específica encontrada no sangue após o diagnóstico de covid-19.

exame de sangue
Crédito: Istock/© jarun011Exame de sangue de pacientes pode indicar probabilidade de paciente precisar de ventilador mecânico

As citocinas – proteínas produzidas pelas células imunológicas – são responsáveis ​​por reações exageradas graves do sistema imunológico, conhecidas como tempestades de citocinas. Esse fenômeno explica boa parte das mortes de pacientes internados.

“A resposta imune que descobrimos para prever falta de ar grave na covid-19 é conhecida em outras doenças pulmonares por causar danos. Portanto, isso pode levar a uma nova maneira de prevenir a insuficiência respiratória em indivíduos infectados com o novo coronavírus, inibindo essa citocina imune ”,  explicou o pesquisador Bill Petri, da Divisão de Doenças Infecciosas e Saúde Internacional da Universidade da Virgínia e um dos autores do estudo.


#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:


Como foi realizado o estudo?

A análise foi feita em 57 pacientes com covid-19 que precisaram da ajuda de ventilador para respirar. O sangue dessas pessoas foi comparado com amostras de outros pacientes em estado menos grave.

Agora, a equipe planeja testar a descoberta em um modelo antes de considerar um ensaio clínico. O estudo não foi revisado por pares e, portanto, é considerado preliminar.

Compartilhe:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.